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<p class="MsoNormal">
2010 foi um ano marcado
pelo foco em mais planejamento e estratégia para se atingir mais retornos. Foi
um ano de descobertas, foi o ano do boom das compras coletivas que chegaram e
vieram pra ficar. Foi o ano do marco do comércio eletrônico, onde as pessoas
consumiram mais pela internet e começam a mudar seus hábitos de compra,
privando a agilidade e comodidade em meio a tantas outras tarefas cotidianas.
</p>
A internet vem mudando a forma como as pessoas se
relacionam, como se portam e, literalmente, é hoje a grande responsável por uma
mudança de comportamento. O Google também mudou a vida de todos, é por ele que
as pessoas se guiam para diversas novas atitudes, sejam elas profissionais ou
pessoais.<br />
<br />
As redes sociais permitiram um efeito nunca antes visto
quando falamos em networking.<span> </span>Elas já
são acessadas por 67% dos internautas do país, das classes A, B, C e D. Segundo
levantamento do Ibope Mídia, cerca de 25% dos usuários brasileiros de redes
sociais as usam como fonte de informação para compras, principalmente
relacionada a eletrônicos. Segundo o Ibope, 20% dos adeptos de sites de
relacionamentos trocaram o
celular para aparelhos mais sofisticados, com conexão à
internet para acessar os sites.<br />
<br />
Somente nesse Natal, o e-commerce deve movimentar R$ 2,2,
bilhões em vendas, segundo dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
(câmara-e.net) e a previsão é que o setor encerre 2010 com o montante de R$ 15
bilhões de faturamento. O crescimento acelerado exige ainda mais planejamento
na comunicação digital. Os grandes players de mercado já se conscientizaram
sobre isso e começam a desenvolver ações com mais foco, assertividade e
qualidade, em prol de um ROI – Return on Investment, mais efetivo.<br />
<br />
E, grande parte desse surpreendente volume de vendas também
vem do email marketing. Chegamos a 1 bilhão de envios/mês somente pela
plataforma de envio e gestão de email marketing Virtual Target – e esse cenário
demonstra a importância desse canal como uma das fontes prioritárias de
comunicação entre marcas, lojas virtuais e público.
<p class="MsoNormal">
O
email marketing foi marcado em 2010 pelo ano da
conscientização. O mercado
já está aplicando as boas práticas, ainda com moderação, mas começa a entender
que qualidade está acima de quantidade e caminha para ofertas por email com
foco no relacionamento digital.
</p>
<p class="MsoNormal">
Esse movimento também é proveniente do próprio e-consumidor,
que está aprendendo a lidar mais com a internet, o e-commerce e as redes
sociais. As redes sociais também são propulsoras de uma comunicação mais
personalizada por parte das empresas. Elas promoveram uma nova forma de
relacionamento, exigindo, mesmo que indiretamente, que as marcas pensassem mais
antes de agir.
</p>
<p class="MsoNormal">
Atribuo o crescimento qualificado do email marketing a
diversos fatores. Temos uma economia mais aquecida, onde classes como C e D passaram
a consumir pela internet. E, diante desse cenário, o comércio eletrônico vem
enxergando nesse canal uma das principais fontes de rentabilidade. O email marketing no
e- commerce chega a representar mais de 50% das vendas online de portais de
varejo, compras coletivas e clube de descontos. O aumento desse consumo pela
web gerou maior demanda nas ações digitais.
</p>
<p class="MsoNormal">
O ViajaNet, agência de viagens online, divulgou uma pesquisa
onde 35% de seus clientes são da Classe D, com renda mensal de dois a cinco salários
mínimos. O resultado é consequência não apenas da economia atual, mas do foco
da agência nas constantes campanhas de email marketing.
</p>
<p class="MsoNormal">
Um dos recursos do email marketing que
também vem ganhando espaço é o transacional. As empresas estão começando a
enxergar as facilidades dessa tecnologia para ampliar o relacionamento digital
com a base. Vejo marcas planejando automatização de envios segmentados a partir
da análise do comportamento online da base que recebe as campanhas. Se o clique
foi em produtos de TV,
por exemplo, esse mesmo destinatário recebe em seguida uma ação com uma oferta
de home theater. Isso favorece a fidelização virtual.
</p>
<p class="MsoNormal">
A integração das campanhas de email marketing com
redes sociais e vídeos online nas ações também vem impulsionando a força desse
canal. As empresas identificam a interatividade como um fator essencial para
não mais limitarem suas ações aos disparos.
</p>
<p class="MsoNormal">
Em suma, o consumidor está ditando as regras. O ano de 2010
foi marcado pela prática do relacionamento digital, da interatividade e do boom
das compras online.
</p>
<p class="MsoNormal">
Conseguimos aculturar o mercado em relação à
aplicação da ética e das boas práticas no email marketing e ele já
sabe que assim funciona melhor, bem melhor. O próximo passo é fazer com que as PMEs
também entendam mais o potencial, fazendo com que o disparo de uma campanha
seja realmente a favor da boa reputação de sua marca.
</p>
<p class="MsoNormal">
2011? Continuo extremamente otimista. A demanda tende a
aumentar porque cada vez mais temos novos usuários na rede e, claro, provedores
abrindo portas para emails marketing…conscientes!
</p>
<p class="MsoNormal">
(*)CEO da VIRID Interatividade Digital, empresa líder
especializada em gestão e envio de email marketing, proprietária das plataformas
Virtual Target e Zartana.
</p>
<p class="MsoNormal">
</p>