Em 6 anos de operação, a locadora digital desenvolveu tecnologias proprietárias que permitiram escalar de 17 para 4 mil carros na frota
A locadora de carros 100% digital, Turbi, teve crescimento de 92% na frota no último ano e já contabiliza uma frota de 4 mil veículos a partir do uso de dentre elas IA e IoT, aliadas às outras tecnologias centradas na experiência digital para o cliente, que, logo no início da sua jornada do cliente consegue uma aprovação de compra em média de 30 segundos.
A locadora iniciou as operações em 2017, com a proposta de operar de forma digital e sem agência ou balcão para retirada de veículos, oferecendo autonomia para o cliente realizar todos os processos de liberação diretamente pelo seu aplicativo. Na época possuía apenas 17 veículos, passando para 67 em 2018 e para 1 mil 2020. No ano seguinte somou 2 mil e, agora em 2023, chegar aos 4 mil.
“A nossa base de dados integra a operação com os principais Departamentos de Trânsito do Brasil. O Algoritmo permite que 91% dos cadastros sejam validados automaticamente”, explica o CTO da Turbi, Márcio Pedrozo.
A Turbi disponibiliza atualmente cerca de 4 mil veículos espalhados em mais de 400 pontos na Grande São Paulo, que podem ser retirados imediatamente ou reservados pelo cliente direto pelo aplicativo. Nesse processo, a fase de abertura e fechamento do veículo é realizada via bluetooth, com IoT integrada. “Nos primeiros 2 anos de operação essa solução era terceirizada.
A partir de 2019 a marca inaugurou o T-Box, solução proprietária que reduziu custos em 95% por veículo, além de entregar aumento de 82% em eficiência operacional. A IoT também permite monitorar os principais componentes do veículo, além de dados como odômetro, tanque de combustível e RPM”, comenta Pedrozo.
No final da jornada, ou seja, ao devolver o carro em um estacionamento parceiro da Turbi, a IA é responsável por analisar possíveis danos após cada viagem em um veículo. Quando finaliza uma locação, o usuário é responsável por tirar e enviar fotos específicas do carro alugado pelo aplicativo.
A solução, desenvolvida pelo time, avalia as fotos em aproximadamente 4 segundos. De acordo com o CTO, “os procedimentos manuais precisavam ser substituídos para viabilizar o crescimento da operação: “Desde que foi implementada, em 2018, a IA aumentou a nossa eficiência operacional em 44%. Atualmente nós recebemos mais de 200 mil fotos enviadas por clientes mensalmente”, aponta o executivo.
Segundo o CEO, Diego Lira, “posicionamos a empresa como um “one stop shop” de veículos, onde nossos clientes buscam agilidade na análise cadastral, sem filas nem burocracia, pontos de retirada próximos e que funcionem 24×7. A tecnologia aplicada foi fundamental para viabilizar nosso crescimento”, finaliza o CEO.