27.1 C
São Paulo
5 de fevereiro de 2025

Universidade Federal de Alagoas investe R$ 9 milhões em nova infraestrutura de rede

Soluções integradas da Extreme Networks permitiram gerenciamento em tempo real, redução das interrupções da rede e implantação do projeto Wi-Fi no Campus

 

A Universidade Federal de Alagoas ampliou em 250% o número de usuários conectados à sua rede Wi-Fi nos últimos dois anos a partir da completa remodelação da infraestrutura wired e wireless. Com investimento aproximado de R$ 9 milhões, a instituição substituiu uma rede obsoleta, complexa e sem gerenciamento por um projeto da Extreme Networks, líder em redes de alto desempenho e vencedora da licitação aberta pela instituição, que combinaswitches de topo de rack, switches de borda, controladores de acesso ao sinal wireless e gestão integrada de rede, além de switch Black Diamond no data center.

A mudança teve como objetivo, segundo o coordenador de Redes e Infraestrutura da Ufal, Francisco Bruno, garantir inicialmente maior estabilidade à rede de dados e, em um segundo momento, estabelecer um gerenciamento que não existia para que os ativos da instituição pudessem ser controlados remotamente. Com isso, a intenção era reduzir os tempos de downtime – período em que a rede ou um componente dela permanece inativo por causa de problemas inesperados, de manutenção ou de arquivamento de dados antigos.

Modernizar a rede era primordial para proteger os dados da instituição, ampliar a capacidade de armazenamento e produtividade – a partir de uma melhor performance – e atender todos os públicos da universidade, explica o técnico. “Tínhamos uma rede muito complexa, sem gerenciamento e o trabalho de manutenção era manual. O resultado era o alto tempo de downtime, por exemplo”.

O objetivo da Universidade ao lançar uma licitação para modernização de TI foi primeiramente garantir uma maior estabilidade a rede de dados e, em um segundo momento, criar uma rede de gerência para que os ativos da instituição pudessem ser administrados remotamente. Com isso, reduzir os tempos de downtime, com atualização, configuração, etc.

Como resultado deste projeto iniciado no final de 2012, a Ufal possui hoje uma rede 100% monitorada em tempo real, ativa em 95% do tempo, que possibilitou a concretização de projetos de comunicação para aprimorar o aprendizado, permitir maior desempenho na comunicação e melhorar a experiência dos usuários com a informação.

Entre os projetos estão o Rede VoIP (Voz por IP) e o Wi-Fi no Campus, que disponibilizou o acesso à rede wireless da universidade para os diversos públicos da instituição – alunos, professores, pesquisadores, etc.

A instituição segue agora para novas etapas do projeto de modernização da infraestrutura de TI. Segundo Helder Farias, gerente de Vendas da Extreme Networks na região Nordeste e responsável pelo atendimento à Ufal, as próximas fases propostas são a melhoria na segurança e controle unificado da rede e aprimoramento na gestão em tempo real. “Soluções como NAC/BYOD (segurança), o Purview (análise de aplicações) e gerenciamento unificado (o Netsight) desse ambiente e permitem que a universidade se antecipe a prováveis problemas causados por acesso indevido (ou não controlado) à rede”, explica Farias.

 

Sobre a Extreme Networks

A Extreme Networks oferece ao seu cliente um alto padrão de produtos e serviços como base para as ações inovadoras em redes convergentes de alto desempenho, que transportam dados, voz e vídeo para empresas e provedores de serviços. Com uma visão sempre à frente da atualidade, as soluções de rede oferecem desempenho e disponibilidade com foco no crescimento do cliente, o que possibilita flexibilidade para lidar com as frequentes adaptações necessárias em uma corporação. Presente em mais de 80 países, a Extreme Networks tem no portfólio produtos de comutação e roteamento para data center e redes core-to-edge, LANs seguras com e sem fio e soluções de transporte Ethernet.

Saiba mais: www.extremenetworks.com.br.