Pelo quarto ano consecutivo, a tecnologia brasileira para aplicação na indústria petrolífera está entre os destaques da OTC 2013, a maior vitrine global para as empresas que participam da cadeia produtiva da indústria de óleo e gás e principal fórum mundial de debates sobre os desafios tecnológicos e tendências desse setor. O encontro será realizado de 6 a 9 de maio em Houston, no Texas, Estados Unidos.
A iniciativa ocorre uma vez mais no âmbito do projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria pela SOFTEX (www.softex.br) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br).
“O objetivo do evento é promover a integração das empresas, proporcionando um ambiente favorável à criação de parcerias estratégicas e estimulando o intercâmbio tecnológico e comercial”, explica Gustavo Omar Miguelez, consultor da SOFTEX responsável pela organização da participação brasileira.
Nos últimos anos, a tecnologia brasileira para o setor de petróleo e gás, principalmente na área offshore, vem crescendo e se aprimorando e, justamente por isso, ganhando um maior reconhecimento no exterior. A projeção mundial gerada pela descoberta da camada do pré-sal, a expansão da exploração onshore, as novas demandas impostas pelo conteúdo local e a expertise nacional na exploração de petróleo em águas profundas colocaram o Brasil em evidência no cenário mundial, abrindo oportunidades para a realização de bons negócios.
“Nossa presença na OTC é importante não apenas para conferir maior visibilidade às nossas companhias e aos diferenciais competitivos presentes em suas soluções, mas também para o mapeamento das oportunidades e demandas do mercado, bem como para a troca de experiências entre companhias de diversos países”, destaca Glaucia Chiliatto, gerente-executiva Internacional da SOFTEX.
Oito empresas compõem a delegação brasileira na OTC 2013: Aquamet, especializada em prestação de consultoria na área de meteorologia e hidrologia; Dinamus, focada em soluções de business intelligence, innovation management e supplier development para o segmento de petróleo e gás; FiberWorks, especializada no desenvolvimento de soluções de fibras ópticas; K&D, dedicada ao desenvolvimento de projetos baseados em sistemas RFID (identificação automática por sinais de rádio); Módulo, com atuação centrada em soluções para Governança, Riscos e complience; PHDSoft, especializada em tecnologia de gestão de integridade e manutenção de estruturas para o setor petrolífero; STA Holding, desenvolvedora de soluções de business intelligence e gestão de relacionamento com o cliente (CRM); e Zoom Out, agência com foco na elaboração de estratégias de comunicação para organizações do setor de petróleo e gás. Elas se apresentarão sob a marca Brasil IT+, que identifica a indústria nacional de Tecnologia da Informação (TI) no exterior.
Durante a OTC, já estão confirmadas reuniões com empresas integrantes das delegações da Noruega, Estados Unidos, e Reino Unido e também rodadas de negócios com companhias canadenses. No ano passado, a OTC contou com 2.500 expositores e recebeu mais de 80 mil visitantes.
