26.6 C
São Paulo
27 de julho de 2025

TI brasileira é destaque no Projeto Carnaval 2014

A Softex é uma das 27 entidades setoriais participantes do Projeto Carnaval 2014, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa trará ao Brasil, de 24 de fevereiro a 11 de março, formadores de opinião e importadores de mais de 50 países.

A programação inclui uma série de reuniões agendadas nas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e executivos de 15 empresas de software e serviços de TI: Apdata do Brasil, BRQ, BRToken, FiberWork, HD, Kryptus, MC1, P3D, Positivo Informática, Saipher ATC, SCA, Softexpert, Stefanini, Systemhaus e Treetech.

Foram convidados pela entidade três profissionais que têm em comum uma larga experiência internacional na promoção de novos negócios. Entre eles está Alvin Cai, diretor da Singapore Economic Development Board (EDB). “Recentemente a Softex anunciou a abertura de um escritório em Singapura e a vinda desse executivo da EDB tem por objetivo identificar novas oportunidades de negócios e também apoiar empresas brasileiras tenham interesse em atuar na região”, explica Gláucia Chiliatto, gerente-executiva internacional da entidade.

Estará ainda em contato com executivos brasileiros durante o Projeto Luis Anavitarte, analista de mercados emergentes da consultoria Gartner. A proposta dos encontros com os empresários é apresentar o potencial das soluções desenvolvidas pelas companhias nacionais.

Em sua visita ao Brasil, Luis Anavitarte será recebido por Rafael Moreira, coordenador-geral de Serviços e Programas de Computador da Secretaria de Política de Informática (Sepin/MCTI), que fará uma apresentação abrangente da indústria de TI no Brasil e das políticas públicas de fomento ao setor para subsidiar estudos futuros do Gartner.

Buscando identificar oportunidades de negócios complementares entre as cadeias de valor de empresas brasileiras e francesas, o Projeto Carnaval 2014 contará ainda com a participação de Carlos Cunha, diretor da Cap Digital, mais importante cluster de TI da França, com mais de 1.000 empresas associadas. A França é o quinto maior mercado do mundo na área de TI e, por isso, interessa diretamente as companhias nacionais.

“Usando como pano de fundo a maior festa popular do país, o Projeto Carnaval permite a criação de laços com potenciais parceiros internacionais em um ambiente propício à geração de oportunidades comerciais para as nossas empresas”, destaca Gláucia Chiliatto.

Os 314 convidados desta edição do Projeto Carnaval participarão de 159 reuniões de negócios, seminários e palestras. A expectativa é que ele fortaleça a percepção dos produtos e serviços do Brasil no mercado internacional e resulte em mais de US$ 340 milhões em negócios para as 45 empresas brasileiras participantes.