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São Paulo
15 de novembro de 2025

Tecnologias para o varejo: por que investir agora?

<p>O Varejo é certamente um dos setores que mais conseguem se manter sólidos, mesmo em tempos de instabilidade, já que as quedas nas vendas são menos frequentes que em outros segmentos. O cliente estará provavelmente mais cauteloso e seletivo, mas não deixará de consumir aqueles itens que considera essenciais.</p>
<p>Para se ter uma ideia, de acordo com dados levantados pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), no primeiro trimestre de 2014 foi registrado 9,1% de índice de ruptura, termo usado no varejo para medir a falta de certas marcas e produtos nas lojas ou nas gôndolas. A ruptura acontece quando o estoque não é reposto a tempo e a demanda não é atendida. Ou seja, há consumidores interessados, mas não há artigos disponíveis, sem dúvida uma questão preocupante para o bom desempenho dos varejistas.</p>
<p>E como então atender a demanda de consumo de modo satisfatório, fidelizar o cliente e se posicionar à frente dos concorrentes? Uma das chaves para essas questões está na melhoria dos processos da operação. Se os varejistas precisam ser mais competitivos, significa que terão que reduzir custos, melhorar a produtividade e a eficiência. É justamente aí que a tecnologia desempenha papel fundamental, pois com ela esses benefícios operacionais e de processos poderão ser atingidos. Mas investir em tecnologia justamente agora? A resposta é: definitivamente sim! Se em tempos de crescimento o “bolo” pode ser mais facilmente distribuído, em momentos de retração conquistar cada fatia é fundamental para manter a margem e a saúde financeira do negócio. Não se engane, se você não fizer isso agora, seu concorrente vai fazer.</p>
<p>Muitos ainda creem que tecnologias para o varejo têm um custo muito alto e que, por isso, o pequeno empreendedor não pode investir agora. Com a concorrência em alta, essa ideia, no entanto, é ultrapassada. O empresário estrategista utiliza a tecnologia como alternativa criativa nesse cenário imediato de dificuldades para impulsionar seus negócios. Para que o investimento traga vantagens, porém, é preciso identificar onde aplicar os recursos da melhor maneira: soluções de frente de caixa, mais visíveis ao consumidor, devem ser consideradas, mas também é preciso pensar nas questões direcionadas à retaguarda e que melhoram a gestão da loja, impactando diretamente em redução de perdas e ganhos em produtividade e eficiência. Muitas tecnologias de retaguarda auxiliam na reposição de produtos, na precificação, na logística de recebimento e envio de mercadorias e muitas outras funções, que podem tornar as operações mais eficientes, gerar redução de custos ao varejista, satisfação e fidelização dos clientes.</p>
<p>Portanto, observa-se que o cenário atual apresenta uma oportunidade aos varejistas que estiverem mais bem preparados e que soluções de automação são uma alternativa para trazer competitividade, melhorar margens e se diferenciar. Em última instância, todos os esforços devem ser direcionados para ganhar a preferência do cliente, melhorar o atendimento e o relacionamento com ele. Como consumidor, sabemos bem que um tratamento eficiente e ao mesmo tempo diferenciado faz toda a diferença na relação que temos com as marcas. O lojista que entender essa lógica sairá na frente, destacando-se em tempos de crise, em que a competitividade se acirra, e tornando-se um referencial de qualidade em tempos de mercado aquecido.</p>
<p>(*) Diretor de vendas da Datalogic ADC para Brasil e Sul da América Latina</p>