A MicroStrategy, como parte de sua estratégia de aumentar o atendimento de demandas de Business Intelligence e Mobilidade, alcançando novas localidades e segmentos, tem não só buscado novos parceiros OEM, como investido em estreitar e fortalecer relações com as empresas que já fazem parte de sua rede. Caso da Sysvision, empresa de TI com sede em Portugal e Brasil que tem atuado em conjunto com a MicroStrategy em projetos direcionados notadamente para o setor de varejo. Atualmente, as duas empresas atendem três clientes em parceria neste segmento, devendo chegar a 10 até o fim do ano 2015. O objetivo é cada vez mais ampliar esse número.
Juntas, as empresas atendem a um ponto que se tornou crucial para as empresas do setor varejista: agestão eficaz de prevenção de perdas. A principal solução ofertada, desenvolvida pela Sysvision utilizando a plataforma da Microstrategy, disponibiliza relatórios com base em dados históricos de estoque, vendas, operações e finança, por exemplo.
“Sabe-se que uma gestão eficiente das perdas permite a identificação das causas que impactam diretamente na redução dos lucros e, por isto, é vista hoje como uma área de trabalho vital para o resultado das empresas. Por meio de indicadores de desempenho, obtidos em um projeto como esse, as perdas, por exemplo, podem ser reduzidas para 0,3%, sendo que o resultado do retorno de investimento do projeto é apontado com payback no sexto mês de implantação da plataforma”, afirma Luciano Vernaglia, Diretor da Sysvision.
Outra dificuldade assídua no varejo é a definição das metas das equipes em diferentes unidades. Com a solução de BI conjunta, também é possível atuar no departamento comercial, visando melhorar a gestão das equipes, com o acompanhamento das metas versus a realização das operações.Desta forma, é possível ajustar as metas comerciais em regiões diferentes e ainda realizar pagamentos de comissão de forma mais ágil. Ou seja, graças a uma melhor eficiência financeira e ganhos de capital, prejuízos podem ser evitados.
Todos os projetos de BI implementados pela MicroStrategy e Sysvision englobam desde a concepção do modelo funcional com o cliente, a matriz de cruzamento, passando pelo deploy do modelo dimensional, desenvolvimento dos mapas de extração de dados (ETL), indo até os relatórios analíticos e dashboards em visões web e mobile.
De acordo com Vernaglia, além do mercado de varejo, as empresas também atuam juntas no segmento de mídia, no mercado de serviços, na indústria de consumo e no setor de telecomunicação. Ao todo, as companhias contam com 14 clientes de diversas áreas. Com o objetivo de aumentar a rede de atendimento nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e também alcançar a atuação na vertical de governo, a Sysvision fará ainda este ano um investimento de R$ 3,5 milhões, com o qual pretende atingir um crescimento de 30% a partir deste segundo semestre.