Mais de 700 líderes empresariais de mais de 20 países do continente americano participaram da 7ª Cúpula das Américas no Panamá, na segunda semana de abril. Na ocasião, chefes de Estado como os presidentes Juan Carlos Varela, do Panamá; Barack Obama, dos Estados Unidos; Dilma Rousseff, do Brasil, e o líder cubano Raúl Castro tiveram a oportunidade de discutir com o setor privado temas como desenvolvimento, educação, saúde, energia e inovação.
O CEO global do Grupo Stefanini, Marco Stefanini, foi um dos executivos convidados pela II Cúpula Empresarial das Américas, organizada pelo Governo do Panamá com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para participar do Painel de Presidentes, que também contou com a presença do presidente e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Durante a solenidade, Stefanini falou sobre “Inovação e Tecnologia da Informação: Remodelando o futuro das Américas” e abordou como os governos e o setor privado podem trabalhar juntos para reduzir a exclusão social.
As recomendações e propostas das empresas foram consolidadas no relatório “From Dialogue to Action: Policy Recommendations and Public-Private Partnership Proposals to the Leaders of the Americas” (Do diálogo à ação: recomendações de políticas e propostas de parcerias público-privadas para os líderes das Américas), que busca incentivar o crescimento econômico sustentado na América Latina e Caribe.
“O encontro foi produtivo e esperamos que os chefes de Estados contemplem as diversas sugestões da iniciativa privada para acelerar o desenvolvimento econômico e social, com investimentos constantes em infraestrutura, logística, conectividade e inovação com foco em empreendedorismo”, afirmou Marco Stefanini.