22 C
São Paulo
23 de dezembro de 2024

Solução de data mining para redes sociais na Futurecom

A E-Brane é uma das 12 empresas que integrarão o Espaço Empresa Inovadora, uma iniciativa do ITS- Instituto de Tecnologia de Software e Serviços apoiada pela Futurecom e que tem por objetivo elevar a visibilidade de organizações voltadas à inovação tecnológica. No evento, que vai de 25 a 28 de outubro, em São Paulo, a E-Brane mostrará aos visitantes o Brand-O-Meter, sistema que permite a elaboração de pesquisas em redes sociais acompanhadas de categorização e avaliação através de métricas de branding propritárias em tempo real – e que foi selecionado por um júri de representantes de consultores, empresas, universidades públicas e instituições de fomento à pesquisa entre as 25 candidatas ao Espaço Empresa Inovadora.

Fundada em outubro de 2008, a E-Brane desenvolveu esta ferramenta de data mining que integra inteligência artificial e humana para obter resultados mais lapidados nas buscas. O foco são as mídias sociais e sites onde são veiculados volumes relevantes de texto com referências a marcas, produtos, serviços e pessoas. Mas o diferencial é a inteligência da busca, que mescla análise e categorização e gera uma média ponderada das informações que considera se o que é veiculado é positivo ou negativo e a força da fonte das informações. Desta forma, é possível entender a opinião coletiva em um determinado instante, bem como os temas mais positivos e mais negativos, os influenciadores e um mapeamento geográfico da imagem da marca.

Isso é possível porque a E-Brane desenvolveu um modelo híbrido que contempla um tratamento pessoal à inteligência artificial do sistema, reforçando a eficiência da ferramenta. Segundo Bráulio Medina Dias, presidente da E-Brane, a atuação nas duas frentes – homem e máquina – segue até o sistema classificar os dados com 99% de certeza.

“O momento é único e nossas expectativas com a Futurecom são ótimas”, antecipa Bráulio. “As mídias sociais mudaram completamente a forma de se relacionar com clientes e a própria concepção de valor de uma marca. Através da nossa solução de Branding e CRM Social, pretendemos auxiliar grandes empresas a cuidar de suas imagens, construindo marcas fortes e engajadas, altamente alinhadas com a opinião coletiva”, declara.