28 de janeiro de 2026

SOFTEX participou de audiência pública em Brasíla

Rubén Delgado, presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), participou na semana passada da audiência pública conjunta das comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Infraestrutura (CI) realizada em Brasília. No início deste mês, Delgado foi nomeado para integrar o conselho de competitividade de TICs/Complexo Eletroeletrônico do Plano Brasil Maior.
O objetivo do encontro, que reuniu as principais associações ligadas ao setor de software e serviços de TI, representantes da indústria e Senadores da República, foi discutir os caminhos a serem adotados para transformar o Brasil em um importante player no mercado mundial de software. Na pauta, temas como o marco legal que rege o setor nacional de informática, ações de incentivo ao uso de software nacional, políticas de desoneração fiscal e de estímulo a compras governamentais.
Em sua exposição, que marcou o início dos trabalhos, Rubén Delgado destacou a importância do setor de software e serviços de TI para a economia do País, elogiou as novas medidas anunciadas dentro do Programa Brasil Maior e propôs a realização de um debate para promover a atualização do marco regulatório que rege o setor de informática. “O Brasil ainda não se consolidou como um ator principal no cenário global de tecnologia, mas podemos alterar essa realidade seguindo os exemplos da Índia, que revolucionou a economia com avanços em tecnologia; de Israel, que conquistou o mercado de software de segurança, e da Rússia e China, que ampliam sua presença no setor de serviços”, disse.
Na oportunidade, os representantes das entidades setoriais cobraram medidas para o fortalecimento da indústria de software nacional, uma maior agilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na liberação de empréstimos, mais investimentos no setor e a regulamentação para a terceirização dos serviços de TI.
Compareceram também à audiência Jeovani Salomão, presidente de Articulação Política da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO); Márcio Girão, presidente da Federação Nacional de Informática (FENAINFO); Gerson Schmitt, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES); e Edmundo Oliveira,
diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (Brasscom).

Representando o setor público, participaram o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do BNDES, Alan Fischler; o coordenador-geral de Serviços e Programas de Computador do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rafael Henrique Moreira; e o diretor do Departamento de Integração de Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe.