O programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr), coordenado pela SOFTEX, realizará provas de conceito de cursos oficiais MPS na modalidade Ensino a Distancia (EAD), antes de ofertá-los regularmente ao público em geral.
No âmbito do Projeto RELAIS – Rede Latino Americana da Indústria de Software, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/FUMIN, serão realizadas provas de conceito dos cursos oficiais C1/MPS-EAD – Introdução ao MPS.BR, de 25 de junho a 22 de julho, e C2/MPS-EAD – Implementação MPS, de 6 de agosto a 16 de setembro, em Português no Brasil e também em Espanhol na Colômbia, México e Peru, para um público-alvo específico nestes países.
Estes cursos MPS-EAD serão realizados totalmente na Internet, de forma assíncrona, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE da Coordenação de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
“O MPS vem aumentando muito sua visibilidade e é crescente a sua aceitação como modelo de qualidade em diversos países latino-americanos. Isso nos estimulou a ofertar há alguns meses cursos presenciais na Colômbia, México e Peru, depois de já termos capacitado mais de 5 mil pessoas no Brasil. Essa opção será agora complementada com o lançamento da modalidade de cursos a distância”, explica José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX.
A capacitação de pessoas no modelo MPS é um dos destaques do programa MPS.BR desde a sua criação, há oito anos. São 30 instrutores treinados e autorizados pela SOFTEX ministrando os cursos oficiais MPS e mais de 5.600 pessoas já participaram de treinamentos presenciais, em cursos oficiais ou especiais MPS. Como resultado, 1.325 pessoas foram aprovadas nas provas oficiais MPS.
Voltado principalmente às micro, pequenas e médias empresas de software, o modelo MPS está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 e 15504, é compatível com o modelo CMMI e adota as melhores práticas da Engenharia de Software, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade das companhias de todos os portes.
Em maio, o programa MPS.BR atingiu a marca de 365 empresas privadas e governamentais avaliadas MPS em todo o País. Desse total, 70% são micro, pequenas e médias organizações e 30% corporações de grande porte. A meta da SOFTEX é alcançar o número de 450 empresas com avaliação MPS até o final deste ano.