ESTUDO ENCOMENDADO PELA SOFTEX AVALIA O IMPACTO DA CRISE ECONÔMICA NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE SERVIÇOS DE TI
O Brasil poderá desempenhar um importante papel no fornecimento de serviços de TI tanto para os Estados Unidos como para a Europa ao final do atual cenário de crise vivido pela economia mundial.
Essa é uma das conclusões do estudo “The Impact of the Global Economic Downturn on Outsourcing and Offshoring”, encomendado pela SOFTEX (www.softex.br) junto ao instituto norte-americano Everest Institute (www.everestresearchinstitute.com), sediado em Dallas. O levantamento das informações foi realizado entre os meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009.
De acordo com o estudo, mais do que ocupar o lugar da Índia, o Brasil deve se tornar uma alternativa para a diversificação de riscos, competindo com países do Leste Europeu e com a China.
A pesquisa alerta que o Brasil, mais do que competir diretamente com a Índia, precisa prioritariamente demonstrar como pode se integrar à atual estrutura global de entrega de serviços de TI, lembrando que o país tem um contingente de mão-de-obra qualificado para competir com os principais fornecedores mundiais. Apesar dessa vantagem, os centros de TI brasileiros são menores do que os de outros países, com um potencial inexplorado de crescimento.
“A realização do estudo reflete nossa preocupação com o impacto da desaceleração econômica mundial na indústria brasileira de software e serviços. Estamos certos de que ele auxiliará nossas empresas no processo de reavaliação de suas estratégias neste difícil cenário econômico global, no qual é fundamental a rápida identificação de novas oportunidades”, comenta Djalma Petit, diretor de mercado da SOFTEX.
A íntegra do “The Impact of the Global Economic Downturn on Outsourcing and Offshoring” está disponível para consulta no endereço: http://www.softex.br/portal/_publicacoes/publicacao.asp?id=2463