28 de janeiro de 2026

Setor de distribuição de TI emprega 9,9 mil

Número de colaboradores no segmento teve uma redução de 4% em relação a 2010, reflexo da necessidade de ajuste dos custos operacionais em função da nova dinâmica de margens de produtos

O mercado de distribuição de TI comemorou o crescimento de 7,6% no faturamento de 2011 em relação ao ano anterior. No entanto, apesar disso, as necessidades de ajuste de custos para adaptarem-se às margens trabalhadas durante todo o ano, fez com que o número de profissionais do setor recua-se em quatro pontos percentuais.

Quem revela esses dados é a 2ª Pesquisa do Setor, Salarial e Censo de Revendas da Abradisti, Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação, encomendada a IT Data.

A pesquisa entrevistou 86 empresas que representam cerca de 95% do mercado de distribuição de TI, e constatou que o segmento, atualmente, emprega 9,9 mil colaboradores, incluindo os terceirizados, apresentando um pequeno recuo de 4%.

Esse decréscimo é reflexo da nova dinâmica de margens de produtos trabalhadas em 2011. Estima-se que os distribuidores comercializem 4,9 milhões de produtos diversos por mês. Com esse panorama, a expectativa é que o setor inteiro tenha desembolsado cerca de R$ 1,1 bilhão em impostos.

Para realizar a pesquisa, foram entrevistados os principais distribuidores do país, como: Agis, Aldo, Alcatéia, Avnet, Ingram, Officer, entre outras.