Com apoio da da Brasoftware, plataforma Microsoft Power Platform trouxe inovação em processo de inventário e gestão de pessoas
Com a necessidade de modernizar sua gestão, o SEST SENAT – uma instituição brasileira que oferece diversos serviços gratuitos para trabalhadores do setor de transporte e seus dependentes – se uniu à Brasoftware para implementar soluções de controle de patrimônio e de governança corporativa.
No primeiro projeto foi estruturado para otimizar processos manuais e envolveu o desenvolvimento do App Gestão de Ativos, possibilitando organizar um inventário com 227.661 ítens distribuídos em 169 unidades operacionais pelos 26 estados e Distrito Federal.
A transformação digital de um sistema legado, que não atendia às necessidades de uma organização em expansão e que demandava anotações e cadastros manuais, permitiu a digitalização de cerca de R$ 300 mil em ativos imobilizados.
Com a expertise da Brasoftware, foi desenvolvido um aplicativo totalmente customizado, utilizando o Microsoft Power Platform – mais especificamente o Power Apps – que permitiu ao SEST SENAT transformar sua gestão de ativos. “Agora, com um simples escaneamento de códigos de barras através de um celular, o inventário é atualizado de forma instantânea, mesmo em áreas sem conexão à internet. Essa agilidade e eficiência resultaram em um ganho de produtividade significativo, permitindo que a organização economizasse tempo e recursos”, explica George Lacerda, Gerente de Serviços de TI da Brasoftware.
“O acompanhamento desses ativos era bem complexo e havia a necessidade de uma solução eficiente. A implementação dos aplicativos trouxe uma significativa economia de tempo e recursos. O inventário demorava de dois a três meses e era realizado anualmente, mas com a nova solução foi possível concluir em menos de 15 dias. Além disso, a integração com sistema anterior e o uso de dispositivos móveis para leitura de QR Code melhoraram a eficiência do processo, eliminando as inconsistências dos ativos. A parceria com a Brasoftware representou uma economia de R$ 1,5 milhão em hardware para suportar a solução anterior e agora utilizamos os tablets já existentes para executar o App”, explica Antônio de Pádua Dantas Diniz, Coordenador Executivo de Inteligência Digital do SEST SENAT.
Gestão do estoque da área odontológica
Para a área odontológica, considerada a principal área do SEST SENAT, com 1.300 dentistas em todo o Brasil, também foi otimizada, com a nova solução permitindo um controle mais rigoroso dos itens. “São mais de 300 itens diferentes por unidade operacional e a solução desenvolvida em parceria com a Brasoftware nos ajuda não só a evitar problemas com lotes vencidos, como também garante a conformidade com órgãos reguladores”, completa Antonio de Pádua Dantas Diniz Junior.
Governança de gestores
Outro desafio para o SEST SENAT estava relacionado à governança de pessoas. O órgão precisava otimizar e automatizar um processo de avaliação, alinhando a estratégia do negócio com a atuação das Unidades Operacionais por meio do desenvolvimento da maturidade de gestão de seus líderes. Com o objetivo de capacitar os gestores operacionais,realizar a avaliação do índice de maturidade de gestão, multiplicar boas práticas e realizar consultorias presenciais com aqueles que tiveram as menores notas nas avaliações. A parceria entre o SEST SENAT e a Brasoftware resultou no Power App Evoluir, que trouxe como principais ganhos a gestão centralizada do processo de avaliação e a evolução da estratégia do negócio junto aos gestores. A ferramenta possibilita aos gestores se auto avaliarem por meio de perguntas e respostas, permitindo ao SET SENAT identificar pontos fortes e áreas de melhoria na liderança, garantindo que as decisões sejam mais acertadas e alinhadas com seus objetivos estratégicos.
“O uso de tecnologias low-code tem revolucionado o desenvolvimento de aplicativos ao permitir a criação de soluções de forma ágil e com um alto nível de personalização. Diferente dos métodos tradicionais, que exigem longos períodos de programação, as plataformas low-code utilizam interfaces visuais e pré-códigos, reduzindo drasticamente o tempo de desenvolvimento, o que foi muito benéfico ao SEST SENAT, já que a solução foi facilmente adaptada às necessidades específicas do negócio e pode ser facilmente customizada caso haja necessidade”, explica George Lacerda. Para Antonio de Pádua Dantas Diniz Junior, a utilização do App gerou uma satisfação interna dos colaboradores com um processo mais rápido e fluido.
“Realizamos anualmente um processo de avaliação dos gestores que, antes do App não estava alinhado com os objetivos comerciais. O processo de entrevista com os gestores era oneroso e realizado por meio de planilhas, fazendo com que a área responsável demorasse meses para compilar os dados. Os analistas envolvidos de cada unidade ficavam dois meses dedicados exclusivamente ao processo e, com o novo App, reduzimos para cinco dias a alocação destes recursos. Com os indicadores desenvolvidos nos relatórios do Power BI, o processo é muito mais rápido, proporcionando à diretoria executiva a melhora na tomada de decisões estratégicas. Além disso, gerou um relevante grau de satisfação aos colaboradores envolvidos com um processo mais rápido e fluido.”, destaca Antonio de Pádua Dantas Diniz Junior.