<p>Ao analisar o processo de compra de tecnologia das empresas foi identificado que em 75% dos processos de aquisição, as companhias consideram múltiplas marcas. As marcas substitutas são escolhidas 66% das vezes em função de sua disponibilidade. Ou seja, se o produto não possui pronta entrega, você acaba comprando uma marca diferente. Simples assim.</p>
<p>Outros fatores que podem afetar a decisão de compra são relacionados com preço, experiências anteriores com o produto, condições de negociação, qualidade e durabilidade do produto. Alguns fabricantes de conectividade oferecem cabeamento que possui um bom custo-benefício e são focados nas necessidades das PMEs.</p>
<p>Além disso, os sistemas de melhor qualidade oferecem compatibilidade com a infraestrutura anteriormente instalada; ou seja, seus sistemas atuais podem continuar operando ao lado da nova solução, aproveitando as estruturas e sistemas de montagem existentes, economizando tempo e dinheiro.</p>
<p>Já as embalagens das soluções de conectividade permitem disponibilizar os produtos quando e onde a PME precisa, de modo que um fator importante para a seleção do fornecedor é também a disponibilidade.</p>
<p>Finalmente, ao cotar um sistema de conectividade para sua companhia, vale a pena perguntar se a solução oferecida oferece ‘compliance’ com as normas internacionais de fibra e cobre para transmissão de voz, dados e vídeo; isso inclui não apenas soluções para a sala de telecomunicações, mas também espelhos, caixas de montagem, gabinetes, sistemas de gerenciamento de cabos, sistemas de identificação e etiquetagem.<br /><br />(*) Diretor regional da Panduit do Brasil</p>