22.9 C
São Paulo
7 de fevereiro de 2025

Ruckus lança ponto de acesso 802.11ac Wave 2

O novo Ruckus ZoneFlex R710 oferece Wi-Fi com desempenho multigigabyte para ajudar as empresas e os provedores de serviços a atenderem

à imensa demanda por mais capacidade e velocidade nos serviços sem fio 

ARuckus Wireless apresentou hoje o Ruckus ZoneFlex R710, o primeiro ponto de acesso Wi-Fi do setor baseado em recursos de Wave 2 no padrão 802.11ac que amplia o Wi-Fi para permitir desempenho multigigabyte e capacidade sem igual.

O novo Ruckus ZoneFlex R710 é o primeiro ponto de acesso de Wi-Fi que oferece suporte aos importantes avanços tecnológicos no padrão 802.11ac. O padrão permite a transmissão simultânea de streaming de vários clientes para dispositivos variados na mesma frequência, uma nova capacidade altamente esperada, por ser de “entradas e saídas múltiplas” (multiple input/multiple output – MU-MIMO). Sistema esse que permite mais que o dobro de dispositivos móveis conectados em comparação a Wave 1, além de taxas de dados agregados superiores a dois gigabytes por segundo.

 Ruckus ZoneFlex R710 AP-Right angle

Uma das primeiras organizações a implementar o ZoneFlex R710 em um ambiente de produção foi a Cidade de San José, na Califórnia, que considera que a migração para a nova tecnologia 802.11ac Wave 2 trará grande valor agregado.

“Estamos em um ponto de inflexão no setor, lidando com uma demanda insaciável por capacidade e velocidade em Wi-Fi”, disse Vijay Sammeta, diretor de informática da Cidade de San José.  “Precisamos ser capazes de nos planejar e nos preparar para os dispositivos e serviços que ainda nem mesmo conhecemos. A Wave 2 é uma plataforma que não só atende às nossas necessidades atuais, como também às necessidades futuras.  O Ruckus ZoneFlex R710 nos ajuda a passar para um patamar mais avançado.  Trata-se simplesmente do ponto de acesso de Wi-Fi com melhor desempenho que já implementamos, mesmo sem os clientes MIMO multiusuário.”  

De acordo com Sammeta, depois de instalar o Ruckus ZoneFlex R170, a cidade obteve melhorias impressionantes de desempenho, atingindo uma velocidade superior a 445 megabytes por segundo com laptops com capacidade para dois fluxos e de mais de 200 megabytes por segundo com smartphones de fluxo único. 

“O R710 é uma obra de engenharia extraordinária que marca uma nova era para o nosso setor”, disse Selina Lo, presidente e CEO da Ruckus Wireless. “O trabalho e a inovação que dedicamos ao R710 reflete a nossa liderança em fornecer os melhores produtos sem fio do mundo e que resistirão à prova do tempo”.

Vantagem exclusiva com BeamFlex

Com um design atraente e elegante, o ponto de acesso Ruckus ZoneFlex R710 fornece suporte para até quatro fluxos espaciais e 500 clientes simultaneamente. Além disso, todos os pontos de acesso ZoneFlex R710 integram a tecnologia de antena adaptativa BeamFlex+, patenteada pela Ruckus e desenhada para aperfeiçoar a operação da tecnologia 802.11ac Wave 2 ao otimizar a cobertura da antena de acordo com o cliente e com a transmissão.

Com quatro arranjos discretos de antena inteligente de banda dupla, o ZoneFlex R710 é capaz de criar dinamicamente mais de 4.000 padrões de antena direcional por rádio, mitigando até 15dB de interferência de RF e reduzindo também a interferência de co-canais. As antenas inteligentes polarizadas de banda dupla permitem também que o R710 adapte-se automaticamente à orientação física dos dispositivos móveis dos clientes, como smartphones e tablets, em constante transformação, maximizando assim o desempenho de uplink e oferecendo recepção imbatível de sinais fracos de dispositivos móveis dos clientes.

Com BeamFlex+, o ZoneFlex R710 também oferece um aumento significativo de desempenho e alcance, fornecendo até 5dB de ganho de sinal e taxas de dados agregados de mais de dois gigabytes por segundo (Gbps), 1.733 Mbps (@ 5 GHz) e 800 Mbps (@ 2,4 GHz).  Compatível com versões anteriores dos clientes de Wi-Fi, o ZoneFlex R710 pode atuar como um ponto de acesso de Wi-Fi independente ou como parte de uma LAN sem fio centralmente gerenciada (WLAN) da Ruckus. Além disso, o ZoneFlex R710 é equipado com duas portas Ethernet Gigayte que podem ser agregados para atender aos requisitos de taxa de transferência de pico para máxima proteção do investimento.

O ZoneFlex R710 é também diferente porque permite suporte a multiplexação espacial, comutação de antenas adaptativas e tecnologia “beamforming” de transmissão concebido para garantir isso. O desempenho e a confiabilidade de Wi-Fi não são nunca comprometidos.  O ZoneFlex R710 mantém funcionalidade completa de 4×4:4 802.11ac com o padrão 802.3af Power over Ethernet (PoE), eliminando a necessidade de atualizações onerosas e trabalhosas de comutadores com fio. 

Monetização do Wi-Fi  

O ZoneFlex R710 possui uma entrada para USB embutida para acomodar beacons do Bluetooth de Baixa Energia (Bluetooth Low Energy – BLE) e outros dispositivos de Internet of Things (IoT – Internet das Coisas). Isso, associado ao Ruckus SPoT, serviços baseados em localização (LBS) e análise da Ruckus, permitem que os provedores de serviços e as empresas tenham oportunidades de monetizar seu investimento em Wi-Fi em locais públicos por meio de análises ricas e engajamento do usuário com base na localização.  

Disponibilidade 

O novo ponto de acesso para ambientes internos Ruckus ZoneFlex R710 está à disposição este trimestre por meio de revendedores autorizados Ruckus BiG DOG em todo o mundo.