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São Paulo
7 de setembro de 2024

rEvolução no varejo

<p>Já está em operação em alguns estados brasileiros a NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final). Trata-se de um modelo de registro online de saída das mercadorias dos estabelecimentos nas vendas aos consumidores finais e que se apresenta hoje como o maior e melhor advento fiscal para o varejo nos últimos anos.</p>
<p>Este novo modelo chega junto com várias tecnologias estão sendo apresentadas ao mercado e trazem mais agilidade e eficiência ao setor, tais como as soluções de rastreabilidade, como o RFID, até aquelas que trazem mais comodidade ao cliente, como novos métodos de pagamentos móveis.</p>
<p>A NFC-e foi instituída pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT) e pelas Secretarias Estaduais de Fazenda (SEFAZ) por meio de uma iniciativa chamada Projeto Piloto NFC-e. Desde agosto do ano passado esta iniciativa reúne os líderes do Fisco de sete estados pilotos, 32 contribuintes varejistas e provedores de soluções tecnológicas.</p>
<p>Com a NFC-e, ao realizar uma venda, o varejista submete a nota fiscal on line para autorização do Fisco e, depois de receber o retorno, imprime uma Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) ao consumidor. Este documento substitui o uso dos atuais ECF (Emissores de Cupons Fiscais). Melhor que isso, sem a necessidade de equipamentos de impressoras fiscais e software de pontos de venda (PDV) homologados, uma vez que a informação está certificada pela SEFAZ. No modelo digital, o cliente pode escolher como receber a Danfe, que pode ser impressa nos formatos reduzido ou detalhado, ou ainda enviada via e-mail, SMS ou por leitura via QR Code.</p>
<p>Uma vez em operação o novo modelo deverá representar uma revolução no setor do varejo por conta das mudanças implementadas, como a ausência de hardware e software homologados e a redução da burocracia relacionada à emissão de cupons fiscais. Além disso, haverá redução de custos para os varejistas que poderão, por exemplo, ampliar checkouts a qualquer momento ou realizar atendimento móvel ao cliente em qualquer lugar da loja.</p>
<p>Estas características têm o poder de desencadear o encantamento do cliente em uma nova experiência de compra. Os clientes não precisarão mais ser encaminhados para filas de pagamento ou de pacotes. É o que chamo da nacionalização de um dos modelos mais inteligentes que é o da Apple Store nos EUA.</p>
<p>Nas lojas mantidas pela empresa, os clientes são atendidos por vendedores portando smartphones acoplados a dispositivos que leem o código de barras da mercadoria e permitem o recebimento de pagamentos com cartão, uma revolução poder fechar todo o ciclo de vendas com o vendedor, melhorando a experiência do cliente.</p>
<p>Benefícios</p>
<p>Além de uma acuracidade nos dados encaminhados ao Fisco, virá também uma série de benefícios aos varejistas. Um dos primeiros a ser percebido é a redução de custos de automação, estimada em algo entre 30% e 50%.</p>
<p>Já o consumidor final, terá como vantagens a possibilidade de consulta em tempo real de suas notas fiscais, diretamente no site da Secretaria da Fazenda; recebimento do Danfe em diversos formatos, incluindo e-mail e SMS; e a garantia da validade e autenticidade da transação fiscal. É como se o Brasil entrasse para elite mundial, adotando práticas reconhecidas internacionalmente.</p>
<p>Diretor da Tax Audit, empresa de tecnologia e auditoria.</p>