31.4 C
São Paulo
6 de fevereiro de 2025

Resultados do SEPACO na Hospitalar 2012

Palestra sobre processos de qualidade e visita monitorada foram destaques do Sepaco na Hospitalar 2012

Participação da instituição chama atenção para vivências práticas durante o evento.

O Expo Center Norte, em São Paulo, foi palco para a Hospitalar 2012, que contou, este ano, com várias palestras e atividades simultâneas. Dentre elas, o XVI Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde, que teve a participação do dr. Linus P. Fascina, superintendente médico hospitalar do Sepaco e de Lúcia Arenque, responsável pela área de processos e qualidade da instituição.

Durante sua apresentação sobre “Desenho e Redesenho de Processos da área da Saúde”, Lúcia ressaltou a importância de combinar duas técnicas de diagnósticos – o mapeamento de processos e o fluxograma. “Esse modelo é necessário para obter uma visão geral, identificar falhas e desperdícios, além de alinhar a visão estratégica dentro das organizações”, explica.

Para gerar uma melhor performance dentro da empresa, os colaboradores precisam ter consciência de todas as fases das suas rotinas e no que resultam seus esforços. “É importante sabermos qual é o produto final de nosso dia a dia, e, principalmente, evitar os possíveis retrabalhos. Desta forma, o redesenho de processos, melhora a rotina dentro da organização, reduz tempos de ciclos e diminui custos assistenciais e administrativos”, destaca.

Para mostrar na prática como funcionam tais processos, o Hospital Sepaco convidou os participantes do congresso para uma visita monitorada na própria instituição. De acordo com Maria Tereza Maranhão, da Clínica Radiológica Lucila Maranhão, em Recife, a atuação desenvolvida pela entidade servirá de modelo. “É preciso criar uma conscientização sobre a importância de garantir a qualidade e segurança aos pacientes, como vimos no Sepaco”, diz.

Já Roberta Mota, da Fundação Hospitalar de Montes Claros, em Minas Gerais, visualiza a aplicação prática do que viu. “O molde que aprendemos durante a visita é o que queremos que seja implantado na nossa região para conseguirmos alcançar mudanças significativas”

Segundo dr. Linus P. Fascina, superintendente médico hospitalar do Sepaco, este foi um momento célebre para a organização na Hospitalar deste ano. “Ficamos muito felizes em oferecer esta oportunidade e receber em troca, não só elogios pelo nosso trabalho, mas, acima de tudo, o retorno positivo de que nossas ações servirão para agregar valor e possibilitar o crescimento e modernização das instituições que participaram”.