<p>Diferente de uma pessoa física, que usa as mídias sociais apenas para diversão, conexão com amigos e para jogar, estas ferramentas têm propósitos diferentes (embora nem sempre percebidos) para as empresas. Estas devem ver as mídias sociais com outro olhar, capaz de fomentar negócios e, principalmente, saber o que seu cliente quer, no que está falando em seu perfil.<br /><br />CUIDADO! Número de conexões não é tudo. Pense muito pelo lado da qualidade e não da quantidade de seus contatos. Não importa se você tem 10 mil contatos, se não há qualidade em nenhum. Você lê, responde e interage com as conexões? Você se importa com as pessoas que lá estão ou são apenas números para fazer sua rede social “bombar” na web? Quantas vezes já escutei: “Nossa, tenho mil contatos”. Será que estes são importantes? <br /><br />Nos preocupamos muito em postar tudo que achamos interessante. Mas nem sempre é a mesmo olhar do cliente. Interessante para um pode não ser para outros. Sua empresa está preocupada em colocar um link de uma atriz famosa nua ou em gerar conteúdo, conhecimento e negócios? Dependendo da resposta, as mídias sociais podem (ou não) ser uma boa para você.<br /><br />Em qualquer mercado, as mídias são um poderoso modo de saber o que seus clientes pensam sobre você. De forma rápida e, muitas vezes, cruel, as mídias sociais expõem fraquezas e defeitos que não vemos. Para quem quer melhorar, pode ser o início de mudanças orientadas pelo desejo dos clientes. Para os que querem ignorar, é mais um passo rumo ao fracasso. Pense bem: este é um caminho sem volta. Esteja preparado para as mídias sociais; caso não esteja, será tragado por este furacão. Pense na qualidade e no que isso pode gerar de positivo. Portanto, tenha foco. Ter para dizer apenas o que tem é coisa do passado e não traz nada de positivo.<br /><br />(*) Gerente de Marketing da AGIS, uma das principais distribuidoras de TI e Informática do país. </p>
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