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São Paulo
16 de setembro de 2024

Quanto vale a sua carteira de dados?

<p>É curioso que falamos muito em Data Economy, mas até o momento, ao menos no mundo da publicidade, apenas as empresas têm tirado proveito economicamente dos dados e as pessoas comuns, as verdadeiros proprietárias dessas informações, ainda estão alijadas deste processo.</p>
<p>Apesar deste cenário, nos últimos anos, no entanto, é possível observar um forte avanço, ao menos no âmbito regulatório, na direção de proteger os dados dos usuários e reconhecê-los com um elo fundamental da economia digital. Os principais exemplos, são as novas legislações, como a GDPR na Europa, e mais recentemente a LGPD, no Brasil.</p>
<p>É nítido o movimento em prol dos usuários e em minha visão este é um caminho sem volta, que apesar de ainda estar no início tende a se tornar cada vez mais profundo. Diante deste contexto, acredito que a consciência das pessoas em assumirem a propriedade de seus dados seja o próximo passo para a transformação da indústria, especialmente a de publicidade digital.</p>
<p>De forma simplista, se de alguma forma, os meus próprios dados contribuem para uma melhor entrega de determinado anúncio, ampliando a precisão e consequentemente a otimização de recursos, e isso resulta em benefício financeiro para o anunciante, empresas e agências envolvidas na transação, seria justo que eu também recebesse uma fração desse montante.</p>
<p>Ao meu ver é nesta direção que o mundo da publicidade digital deve seguir. Ao se tornarem mais conscientes do valor e importância dos dados pessoais para o mercado, os usuários começarão a exigir receber algo em troca para aceitar o uso dessas informações, podendo ser um retorno financeiro ou outros benefícios equivalentes.</p>
<p>O avanço da tecnologia blockchain, com sua capacidade única de rastreabilidade, sem dúvida será fundamental para viabilizar este conceito na prática ao permitir identificar a precisa relação entre a contribuição efetiva dos dados de cada indivíduo para a exibição de cada anúncio no ambiente digital.</p>
<p>A tarefa é árdua e exige uma quebra de paradigma no ecossistema da publicidade digital como um todo. Afinal, nunca é simples tirar o pedaço do bolo de alguém. Por outro lado, talvez não houvesse bolo, não fossem os ingredientes (dados).</p>
<p>E você, já parou para pensar quanto vale sua carteira de dados?</p>
<p>(*) C<em>EO e fundador da Adsmovil</em>.</p>