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São Paulo
21 de novembro de 2024

Quando aceitar as interrupções?

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P&amp;D &eacute; constru&iacute;da por LEGOS: pessoas LEGO, Centro de Pesquisas LEGO, artigos LEGO, Empresas LEGO etc. A criatividade desses LEGOS s&atilde;o constantemente colocadas juntas &ndash; sinergismo (Sinergia deriva do grego synerg&iacute;a, coopera&ccedil;&atilde;o &lt; s&yacute;n, juntamente com &eacute;rgon, trabalho&gt;. &Eacute; definida como o trabalho ou esfor&ccedil;o coordenado de v&aacute;rios subsistemas na realiza&ccedil;&atilde;o de uma tarefa complexa ou fun&ccedil;&atilde;o)<br />
&ndash; depois, novamente s&atilde;o separadas e, novamente reunidas at&eacute; que a inova&ccedil;&atilde;o LEGO aconte&ccedil;a.<br />
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Em um Centro de P&amp;D (ou em uma empresa) as for&ccedil;as/intelig&ecirc;ncias individuais podem ser conectadas LEGO, minimizando as desvantagens ou pontos fracos &ndash; eliminando silos/feudos (silo ocorre quando algo &eacute; concedido a algu&eacute;m, por outro de poder, mas em troca de obriga&ccedil;&otilde;es de fidelidade m&uacute;tua: isso gera barreiras inter-intra organizacionais, enferrujando o LEGO) &ndash; e com isso podemos tamb&eacute;m atravessar os limites organizacionais (dos v&aacute;rios centros de P&amp;D&amp;I), conectando as for&ccedil;as/intelig&ecirc;ncias desses centros e, consequentemente provendo para todos, &ldquo;interados&rdquo; , valor consider&aacute;vel, compartilhado LEGO… . Os artigos que tenho publicado<br />
seguem esta linha LEGO inter organizacional.<br />
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Notem tamb&eacute;m que as importantes capacidades de um centro de P&amp;D s&atilde;o o gerenciamento e integra&ccedil;&atilde;o da informa&ccedil;&atilde;o e respectiva habilidade de inovar com essas, criando dentro das &ldquo;interorganizacionalidade LEGO&rdquo;. Com este conceito &eacute; gerado o &ldquo; relacionamento ganha-ganha&rdquo;.<br />
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Neste conceito LEGO, anti-SILO e anti-sinergismo, cria-se condi&ccedil;&otilde;es para que se desenvolva a habilidade da inova&ccedil;&atilde;o, empreendedorismo e, acima de tudo, habilidade de se colocar luz em suas implica&ccedil;&otilde;es de forma que outros, pesquisadores ou empres&aacute;rios, deixem espontaneamente de sua zona de conforto e produzam a&ccedil;&otilde;es sobre… .<br />
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O resultado dessa a&ccedil;&atilde;o n&atilde;o produz efeitos espetaculares, mas sim, &eacute; conhecido como &ldquo;revolu&ccedil;&atilde;o silenciosa&rdquo;, e tem algumas conseq&uuml;&ecirc;ncias, positiva sobre voc&ecirc;, seu ambiente (Sinergismo anti-silo, ganha-ganha: LEGO), como:<br />
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1. P&amp;D valoriza cada vez mais o conhecimento que recursos f&iacute;sicos: isto forma a base da economia do conhecimento (Impacto dos Sistemas de Informa&ccedil;&atilde;o na economia do Conhecimento);<br />
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2. HOJE &eacute; preciso que os centros de P&amp;D tenham/sejam colaboradores estrat&eacute;gicos ao inv&eacute;s de serem super-estrelas isoladas (amigas dos silos): Mundo LEGO e, <br />
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3. Colabora&ccedil;&atilde;o estrat&eacute;gica precisa ser uma atividade de gerenciamento continuo e n&atilde;o um exerc&iacute;cio de planejamento anual. A estrat&eacute;gia precisa ser refinada na velocidade da pr&oacute;pria &ldquo;t&aacute;tica&rdquo;: precisa ser em tempo real &ndash; por conseq&uuml;&ecirc;ncia, muitas vezes n&atilde;o se tem tempo de comunicar que este ou aquele resultado &ldquo;definido&rdquo; est&aacute; sendo obtido: tend&ecirc;ncias LEGO.<br />
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Sobre a forma/atitude das a&ccedil;&otilde;es, as mesmas s&atilde;o pautadas pela &ldquo;transpar&ecirc;ncia&rdquo;. Isto exerce profunda influ&ecirc;ncia nos relacionamentos e, se transgredimos a transpar&ecirc;ncia, estamos &ldquo;fritos&rdquo;, pois o mundo da Internet (onipresen&ccedil;a: MUNDO LEGO), se incumbe do resto… .<br />
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Portanto, &eacute; de forma transparente que as suas intera&ccedil;&otilde;es internas (sua empresa) e externas (seus parceiros de neg&oacute;cios, stakeholders etc.), devem acontecer: das atividades LEGO conduzidas nunca voc&ecirc; poder&aacute; deixar qualquer d&uacute;vida n&atilde;o esclarecida &ndash; a transpar&ecirc;ncia n&atilde;o nos permite esconder &ndash;. A &ldquo;transpar&ecirc;ncia interpessoal&rdquo; deve ser sempre o seu ponto em cont&iacute;nuo desenvolvimento e vig&iacute;lia, e centrado no &ldquo;Como Voc&ecirc; Faz o Que Faz&rdquo; (seu diferencial competitivo &eacute; este). Trata da transpar&ecirc;ncia tanto na a&ccedil;&atilde;o como no verbo: transpar&ecirc;ncia ativa apresentada nas intera&ccedil;&otilde;es com os outros: da&iacute; seu resultado LEGOS ser&aacute; atingido.<br />
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Por fim, n&atilde;o ter medo do fracasso? Sim, claro, sempre devemos respeitar qualquer medo, mas, mesmo em momento de crise n&atilde;o desista. Alguns fatores, dentro da perspectiva que estamos escrevendo, para o sucesso: perseveran&ccedil;a, for&ccedil;a, resist&ecirc;ncia e energia e muita ousadia. &Eacute; claro que essas caracter&iacute;sticas n&atilde;o s&atilde;o nativas: s&atilde;o compet&ecirc;ncias adquiridas ou ensinadas atrav&eacute;s de experi&ecirc;ncia pr&aacute;tica.<br />
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Para isto &eacute; preciso:<br />
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1. Gerenciar de forma pro-ativa todas as expectativas (e ter for&ccedil;a e correr riscos);<br />
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2. Cultivar relacionamentos chaves em v&aacute;rios setores;<br />
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3. Analisar de forma construtiva o que se prop&otilde;e a fazer (regras, suposi&ccedil;&otilde;es, valores, informa&ccedil;&otilde;es existentes, grau de inova&ccedil;&atilde;o e de ousadia do que se prop&otilde;e etc.);<br />
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4. Estabelecer conjunto de objetivos motivadores (realiza&ccedil;&atilde;o inter e transpessoal &ndash; relacionamento ganha-ganha);<br />
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5. A&ccedil;&atilde;o e atitude no momento certo (reuni&otilde;es/conversas, pessoas chaves etc.);<br />
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6. Definir claramente o s&iacute;mbolo de sua a&ccedil;&atilde;o para uma mensagem convincente<br />
(transpar&ecirc;ncia): o que voc&ecirc; diz precisa estar consistente com sua conduta e estar em conson&acirc;ncia com seu s&iacute;mbolo (quando existir);<br />
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7. Finalmente, seja &aacute;gil, empreendedor e disposto a correr riscos.<br />
Rapidez/agilidade &eacute; o sangue vital na era da informa&ccedil;&atilde;o &ndash; &eacute; o mais poderoso aliado tanto para a vida pessoal como para a vida organizacional &ndash; . Notem a coer&ecirc;ncia disto com o conceito microecon&ocirc;mico diz que &ldquo;… existe um equil&iacute;brio entre Tempo, Qualidade e Custo que precisa ser conservado. Assim, se voc&ecirc; quer mais de &ldquo;UM&rdquo;, &eacute; preciso sacrificar o &ldquo;Outro&rdquo;<br />
…&rdquo; &ndash; Esta &eacute; uma formula segura, testada e provada. &Eacute; o alicerce para muitas decis&otilde;es que n&oacute;s fazemos em nossas vidas pessoal e profissional &ndash; . <br />
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PORTANTO, em se tratando de rapidez (vida melhor, com mais oportunidade e com mais significado), avance com zelo e cautela e certamente evitar&aacute; o fracasso. Mas o medo sempre vai existir.<br />
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(*) Centro de Pesquisas Renato Archer, unidade de pesquisa do Minist&eacute;rio da Ci&ecirc;ncia e Tecnologia.<br />