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22 de dezembro de 2024

Qual o custo de não integrar os processos de Negócios?

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Nesse cen&aacute;rio sobraram &ldquo;vazios&rdquo; entre os v&aacute;rios sistemas, nos quais n&atilde;o h&aacute; integra&ccedil;&otilde;es em tempo real que possibilitem o tr&aacute;fego das informa&ccedil;&otilde;es entre os processos. Ainda mais com a agilidade necess&aacute;ria para tornar a corpora&ccedil;&atilde;o numa EMPRESA EM TEMPO REAL (RTE &ndash; Real Time Enterprise), que o cen&aacute;rio atual exige.
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Na sua grande maioria, a integra&ccedil;&atilde;o ainda &eacute; humana. Pessoas l&ecirc;em informa&ccedil;&otilde;es num sistema e registram em outro. A integra&ccedil;&atilde;o de dados &eacute; feita via papel e, na melhor das hip&oacute;teses, com os arquivos TXTs ou EDIs. At&eacute; ocorre um n&iacute;vel de integra&ccedil;&atilde;o, mas com atrasa no tr&aacute;fego de informa&ccedil;&otilde;es, al&eacute;m da troca repetitiva e cansativa de dados, al&eacute;m dos efeitos da interfer&ecirc;ncia humana, sempre sujeita a erros em escala geom&eacute;trica e que acabam por gerar transtornos graves, como cobrar um cliente que j&aacute; pagou. Quem j&aacute; passou por isso, sabe o quanto isso &eacute; desagrad&aacute;vel e o efeito negativo disso para o neg&oacute;cio.
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N&atilde;o s&oacute; os buracos ou &ldquo;gaps&rdquo; de integra&ccedil;&atilde;o s&atilde;o os vil&otilde;es da est&oacute;ria. Muitos processos n&atilde;o suportados pelos sistemas atuais passam por processos manuais ou pelas planilhas eletr&ocirc;nicas, que se tornaram o &ldquo;analg&eacute;sico&rdquo; para todas as dores de cabe&ccedil;a, mas geram efeitos colaterais, como atraso na entrega de informa&ccedil;&otilde;es ou n&atilde;o confi&aacute;veis. O uso destas planilhas &eacute;, na sua grande maioria, justificadas pelo alto custo das customiza&ccedil;&otilde;es oferecidas pelos fornecedores de ERP.
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Outro cen&aacute;rio muito comum em muitos setores onde n&atilde;o existem solu&ccedil;&otilde;es adequadas para o &ldquo;core business&rdquo; da empresa &eacute; o desenvolvimento de solu&ccedil;&otilde;es espec&iacute;ficas que, em sua grande maioria, tamb&eacute;m n&atilde;o est&atilde;o integradas em tempo real com solu&ccedil;&otilde;es existentes em &aacute;reas mais padronizadas, como compras, financeiro, faturamento, contabilidade, etc.
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Esses aspectos geraram uma demanda &agrave;s empresas de tecnologia para produtos baseados nos conceitos do momento, entre os quais podemos citar algumas: EAI &ndash; Enterprise Application Integration, BPM &ndash; Business Process Mangement, SOA &ndash; Service Oriented Architecture, Workflow, BAM &ndash; Business Activity Monitoring, ESB &ndash; Enterprise Service Bus.
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Projetos e tecnologias vi&aacute;veis para garantir o retorno de investimentos compat&iacute;veis com empresas de pequenos e m&eacute;dios portes j&aacute; est&atilde;o dispon&iacute;veis com os conceitos acima. Todos eles em prol da rapidez na execu&ccedil;&atilde;o dos processos, da flexibilidade &agrave;s mudan&ccedil;as de regras de neg&oacute;cios, agilidade na cria&ccedil;&atilde;o de novos produtos e servi&ccedil;os. No entanto, como s&atilde;o conceitos ainda novos, temos visto uma certa resist&ecirc;ncia inicial do mercado.
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As empresas de TI que oferecem projetos de integra&ccedil;&atilde;o para o pequeno e m&eacute;dio mercados s&atilde;o un&acirc;nimes em relatar que os benef&iacute;cios s&atilde;o bem entendidos, mas por n&atilde;o se tratar de conceitos consagrados, como o do ERP, as empresas t&ecirc;m adiado os investimentos na &aacute;rea. Mesmo em casos onde o retorno &eacute; claramente comprovado.
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Ent&atilde;o, devemos alertar as empresas para o fato que muitas delas perceber&atilde;o que o verdadeiro custo da falta de integra&ccedil;&atilde;o est&aacute; oculto e afeta o principal patrim&ocirc;nio da empresa: os clientes. A exig&ecirc;ncia da qualidade cria um cen&aacute;rio competitivo e devastador, onde &ldquo;mil&iacute;metros&rdquo; de vantagem fazem clientes migrarem de uma marca a outra. Ao mesmo tempo, empresas que v&ecirc;em seus neg&oacute;cios pelo prisma da orienta&ccedil;&atilde;o a processos, e investem em integra&ccedil;&atilde;o, aumentam a lealdade de seus clientes e encontram-se firmes e fortes no prop&oacute;sito de manter seus clientes longe da concorr&ecirc;ncia. Estamos falando aqui das pequenas e m&eacute;dias empresas, pois no n&iacute;vel das grandes corpora&ccedil;&otilde;es essas dificuldades n&atilde;o existem, pois elas j&aacute; realizaram esses investimentos. Ou j&aacute; desapareceram no cruel combate da competitividade de mercado.
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Qual seria sua op&ccedil;&atilde;o, numa compra de um CD ou DVD, num site de e-commerce, se um dos sites lhe oferece a entrega em 24h e outro que lhe d&aacute; um prazo de 1 semana, com custo maior? Muito provavelmente o site que lhe oferece o prazo de uma semana, tem um site de e-commerce onde os pedidos s&atilde;o impressos todos os dias pela manh&atilde; (quando o respons&aacute;vel n&atilde;o faltar ao trabalho) e depois s&atilde;o digitados por outra pessoa no ERP (que &agrave;s vezes digita o produto errado). Isso leva a um cen&aacute;rio fatal de erros, perda de competitividade e conseq&uuml;entemente da lealdade de seu cliente. E quem n&atilde;o quiser perder dinheiro e clientes, a senten&ccedil;a est&aacute; dada: ter&aacute; que buscar a integra&ccedil;&atilde;o de seus processos de neg&oacute;cios.
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(*) CEO Magic Software Brasil &ndash; Grupo Repullo
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