Você sabe a resposta para esta pergunta? Entretanto, sabe que o ferro é tão importante quanto é necessário para a sua saúde, não é mesmo? Ouvimos isso de nossos pais e eles, por sua vez, de seus pais e assim por diante. O que acontece é que o corpo humano recicla o ferro para produzir novos glóbulos vermelhos e, é aí que entra a quantidade necessária do mineral.
“Como o organismo só absorve uma pequena quantidade de ferro da alimentação, a Ingestão Dietética Recomendada (RDA) é de 10mg para homens e mulheres após a menopausa, 15mg para as mulheres com menos de 50 anos e 30mg para as grávidas”, esclarece Adriana Cardoso, nutricionista supervisora do Hospital Sepaco.
Mas, o que comer para obter o ferro? Adriana recomenda: “As melhores fontes provém de produtos de origem animal, ou seja, carne, peixe, aves e gema de ovo. Nestes casos, o corpo consome grande parte do ferro que se encontra nesses alimentos, muito mais do que o ferro encontrado em fontes vegetais, como verduras e frutas desidratadas”.
Outra dica importância é a combinação de alimentos ricos em ferro com frutas cítricas e legumes ricos em vitamina C, pois aumenta a absorção do ferro. “O cozimento de tomates e outros alimentos ácidos em panela de ferro também pode acrescentar quantidade de ferro a refeição”, destaca Adriana.