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São Paulo
23 de fevereiro de 2025

Quais são os cinco golpes mais comuns nos processos de pagamento?

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<p>Você pode sentir que todos os recursos que você já tem para ativamente proteger sua conta contra fraudes, como alertas de segurança, mensagens de texto bidirecionais e configurações adicionais, são suficientes para detectar atividades suspeitas. No entanto, conhecimento é poder, e conhecer os diferentes tipos de fraude existentes ajudará os consumidores a estarem ainda mais preparados. Veja abaixo uma lista dos cinco tipos mais comuns:</p>
<p><strong>Golpes por mensagem de texto</strong>: Geralmente, são pedidos enviados por mensagem de texto a partir de um número de telefone que parece familiar, no qual o fraudador sugere que seu banco possui um alerta de fraude em um cartão. Então você precisa responder e fornecer o número do seu cartão, PIN ou outros detalhes do cartão de pagamento ou informações bancárias adicionais. É importante lembrar que os bancos, na maioria dos casos, nunca entram em contato e solicitam informações pessoais, como nome de usuário, senha ou PIN.</p>
<p><strong>Golpes românticos</strong>: Uma das formas mais frequentes de engano nos dias de hoje, os golpes românticos estão se espalhando por vários meios. Eles podem acontecer por telefone, mensagens de texto e sites de namoro online, entre outros. Normalmente, um golpe romântico é desenvolvido por um(a) fraudador(a) charmoso(a) em um relacionamento a distância de médio a longo prazo com a vítima. Depois que o relacionamento está bem estabelecido, o indivíduo solicita uma grande quantia em dinheiro, justificando que é para ajudar em caso de emergência, viagem ou outro incidente que induza a empatia.</p>
<p><strong>Golpes de herança</strong>: Este pode vir de diferentes formas. Pode acontecer por e-mail, no qual o fraudador sugere que o usuário “herdou uma grande quantia em dinheiro” ou que é beneficiário de um prêmio. No entanto, para recuperar essa quantia em dinheiro, eles solicitam a autorização para transferir uma grande quantia em dinheiro. Uma dica rápida e fácil para descobrir esse tipo de golpe é verificar se há erros de ortografia e gramática no texto do e-mail. Além disso, o senso comum é muito útil nessas situações: as heranças geralmente ocorrem com alguém que você conhece e que provavelmente está perto de você.</p>
<p><strong>Golpe de viagem</strong>: Menos comum, porém real, é um golpe de viagem – geralmente, um telefonema de um discador automático pedindo à pessoa que forneça um número de cartão de crédito para aceitar férias gratuitas.</p>
<p><strong>Phishing Genérico:&nbsp;</strong>Ao falar sobre phishing genérico, é preciso ter muito cuidado, pois, em alguns casos, pode ser muito difícil de identificar. Alguns e-mails podem se parecer com remetentes legítimos, contendo links que parecem ter notificações enviadas pela legítima entidade. Na maioria dos casos, esses e-mails foram projetados para infectar seu computador com malware e roubar seus dados pessoais.</p>
<p><strong>Dicas alternativas</strong> para se proteger incluem sempre a verificação do endereço de e-mail de e-mails suspeitos. Além disso, se você não solicitou nada, exclua imediatamente os e-mails relacionados a compras que você não fez. Procure evidências no endereço da página (URL) ou gramática incorreta no texto/corpo da mensagem também pode confirmar a ilegitimidade da abordagem dos fraudadores.</p>
<p>Se você ainda não tiver certeza, um bom próximo passo é conversar com alguém de confiança sobre suas finanças – como seu banco ou contador. Se isso ainda deixar você inseguro, converse com a polícia local. Eles ajudarão a detectar se uma abordagem recente de uma empresa ou pessoa é legítima ou não.</p>
<p><em>(*) Chefe da Payments Intelligence, ACI Worldwide.</em></p>