12.8 C
São Paulo
27 de setembro de 2025

Q10 firma contrato com UOLDIVEO para integração de dados com Bolsa de Valores

A Q10, fabricante e distribuidora de sistemas e serviços de informação para o mercado financeiro, principalmente o tratamento de informações em tempo real, assinou um contrato com o UOLDIVEO  com objetivo principal de obter informações originadas da BM&FBovespa e transmiti-las em tempo real para mais de mil empresas que compõem sua base de clientes.

Para atingir tal objetivo, a Q10 (cujo principal produto é o Terminal Cartezyan, que provê cotações, notícias e análises para bancos, corretoras e investidores em geral) utilizará os serviços do UOLDIVEO, cujo diferencial é a integração automática com o Puma Trading Systems (plataforma eletrônica da BM&FBovespa responsável pelo processamento da negociação nos mercados de ações, derivativos, câmbio pronto e renda fixa privada).

Cenário

“Devido ao crescimento da Q10, detectamos a necessidade de adotar um projeto de tecnologia com soluções que nos proporcionassem a manutenção da competitividade no mercado, com a garantia de alto nível do desempenho operacional a partir da grande quantidade dados financeiros transacionados diariamente”, afirma Roberto Araujo, sócio-gerente da Q10.

Neste contexto, após abrir um processo de concorrência entre empresas de tecnologia, o portfólio do UOLDIVEO foi escolhido para dar suporte ao projeto da Q10 devido à capacidade de prover conexão dos diferentes elementos do mercado financeiro com a BM&FBovespa a partir de uma rede de fibra óptica que parte do seu Data Center.

Neste portfólio, estão inclusos roteadores para links de Internet entre UOLDIVEO e BM&FBovespa e infraestrutura de TI atendendo aos clientes da Q10.

“Dessa forma, toda o ambiente de TI da Q10 está conectado à BM&FBovespa por meio de circuitos de  comunicação disponibilizados pelo UOLDIVEO para o mercado de capitais, sendo um circuito compartilhando dados com o Data Center principal da Bolsa e outro circuito compartilhando dados para o Data Center reserva da bolsa, também chamado de CT2″, explica Araujo.

Benefícios esperados

Por meio deste projeto, os resultados competitivos e operacionais que a Q10 deve conquistar são:

– Confiabilidade – Segurança dos dados
– Estabilidade – Garantia da transmissão de dados da Q10 com a Bolsa de Valores e com os clientes em tempo integral, evitando qualquer possibilidade de queda no sistema de comunicação

– Escalabilidade e velocidade – Otimização do uso e do gerenciamento dos dados compartilhados, o que também assegura menor tempo de resposta para atender demandas dos clientes da Q10

“Outro resultado importante será o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado aos clientes. Isso será possível porque o UOLDIVEO assume a responsabilidade integral sobre a nossa infraestrutura de TI, o que torna os profissionais da Q10 isentos de demandas técnicas e, consequentemente, dedicados exclusivamente à linha de negócios da empresa”, completa Roberto Araujo.