Evento reúne personalidades e apresenta finalistas com soluções inovadoras para melhoria da maior cidade brasileira
Com o objetivo de promover a relevância da Inteligência Geográfica para o desenvolvimento social, ambiental, econômico e cultural, a empresa Imagem – líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) realizou no dia 18 de dezembro, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,a premiação da primeira Maratona São Paulo de Inteligência Geográfica.
Por meio de um formulário online, os participantes inscritos (estudantes de graduação ou pós-graduação da USP, professores e pesquisadores da instituição) apresentaram ideias de mapas e aplicações (mobile, web e desktop) focados em diferentes problemas encontrados na principal cidade do Brasil.
Os seis melhores projetos foram selecionados e tiveram acesso aos recursos disponibilizados pelos idealizadores do evento para o desenvolvimento de soluções. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano forneceu acesso ao banco de dados de informações geográficas, enquanto a Politécnica da USP colocou à disposição de alunos e professores a infraestrutura do Laboratório de Geoprocessamento da Engenharia de Transportes. A Imagem, por sua vez, cedeu aos participantes o acesso à Plataforma de geoprocessamento ArcGIS, da empresa Esri, além do suporte e atendimento durante o processo.
Os vencedores da Maratona foram Auro Castiglia, Pedro Yuri Araujo e Claudio Barbieri, respectivamente doutorando, graduando e professor doutor da USP. Ao final do evento, eles receberam reconhecimento do júri composto por representantes da Imagem, USP e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, pelo trabalho desenvolvido. O projeto premiado apresentou uma solução de Patrulhamento Inteligente, chamada “Despacho Inteligente e Central de Controle de Veículos da Guarda Civil Metropolitana”.
A solenidade foi acompanhada por alunos da USP, professores e profissionais da Prefeitura Municipal de São Paulo. Também estavam presentes os diretores da Imagem, Enéas Brum e Lúcio Graça, o Diretor do Departamento de Informações da SDU, Tomás Wissenbach, e o jornalista e fundador do portal Catraca Livre, Gilberto Dimenstein, que aproveitou a oportunidade para lançar a Plataforma de Mapas para o Mundial da Educação disponível em www.img.com.br/mundialdaeducacao.
A plataforma digital Mundial da Educação visa ampliar as possibilidades educativas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 melhorando aspectos sociais e culturais da população por meio da utilização de mapas e outros recursos de análise espacial. A aplicação vai incluir, por exemplo, mapas com ofertas em esporte, cultura, gastronomia e foi desenvolvida Imagem pela em parceria com o portal Catraca Livre.