Promovido pelo Busca Descontos, a campanha na internet gerou mais de 61 mil cadastrados de pessoas interessadas em receber o aviso do início da promoção
O site teve picos de 10 mil acessos por segundo durante a madrugada do dia 26 de novembro
Inspirado no modelo americano, que já é sucesso há vários anos, o Black Friday foi realizado pela primeira vez no país pelo Busca Descontos, site com foco exclusivo em promoções que conglomera cupons de descontos das principais lojas virtuais do país, teve início na madrugada do dia 26 de novembro e se estendeu pelas 24 horas seguintes.
A campanha, que reuniu varejistas como Apple, Walmart, PontoFrio, Extra, Eletro Shopping, Shoptime, Compra Fácil, Saraiva, Americanas, Netshoes, Shoestock e Centauro, alcançou picos de 10 mil requisições por segundo durante a madrugada.
Para participar do mega saldão e ter acesso aos descontos oferecidos, os usuários deveriam acessar as lojas participantes por meio do Busca Descontos. Foram oferecidas promoções em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumarias, entre outras categorias e, durante as 24 horas, o site registrou um aumento de 100 vezes o número de cliques nas campanhas divulgadas.
O Busca Descontos disponibilizou aos usuários a opção de ser avisado do início do Black Friday por meio de SMS, tweet ou e-mail. Dos cerca de 61 mil cadastrados, 11,2 mil pediram para serem lembrados da promoção via SMS.
Os usuários que seguiram o @buscadescontos no twitter e usaram a tag #blackfridaybr mais vezes, tiveram direito de concorrer a prêmios especiais. Durante a campanha, o microblog do Busca Descontos ganhou mais de quatro mil seguidores em poucas horas, alcançando mais de 38 mil seguidores, além de a hashtag ter chegado ao Topic Treds Brasil.
Para Pedro Eugênio, sócio fundador do Busca Descontos, a campanha atingiu mais do que o esperado e pode ser entendida como um sucesso. “Recebi ligações dos varejistas dizendo que ficaram bastante animados com o resultado, e já garantiram a participação no próximo ano. Além disso, novas lojas, vendo a grande repercussão, também se mostraram interessadas em aderir em 2011. Com isso, nós iremos lutar ainda mais por maiores descontos e por fortalecer a ideia plantada nesse ano, de que os brasileiros também podem ter um Black Friday tão concorrido e tradicional quanto o norte-americano”, comemora Pedro Eugênio.
O portal apresentou alguns problemas durante a ação por conta do surpreendente número de acessos e repercussão na notícia na imprensa. “Pedimos desculpas aos usuários pelo ocorrido, por conta do grande volume de acessos. É um começo, estamos plantando a semente. As redes levaram um susto com a demanda e, no próximo ano, conseguiremos coisas ainda mais legais”, promete Pedro.