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São Paulo
23 de dezembro de 2024

Prefeitura do Rio amplia acesso à informação para o cidadão com o portal Carioca Digital

<p>Ao criar o portal Carioca Digital a Prefeitura do Rio de Janeiro visou aumentar o acesso para o cidadão, aos serviços públicos, através de um serviço online de fácil navegação para uma ampla gama de serviços, com acesso centralizado para o usuário. O resultado é a redução de filas e do tempo de atendimento na solicitação de serviços e obtenção de informações pelo cidadão.</p>
<p>Para o projeto do portal, a Prefeitura contratou a ADDTECH, que desenvolveu uma arquitetura de barramento de integração para facilitar a administração e acesso às informações de todos os serviços de cada uma das secretarias municipais via portal. Com isso ficou facilitada a coleta de dados de vários sistemas legados de várias origens, linguagens e plataformas, investindo em um formato de exibição dos resultados que o canal web pudesse consumir com eficácia.</p>
<p>Para garantir este ambiente a ADDTECH escolheu trabalhar com a Plataforma de Integração Magic xpi, que permitiu reunir várias fontes das Secretarias Municipais e proporcionar uma interface de acesso à base de informação de maneira ágil e rápida. Entre estas bases de dados estão as do Sistema de Registro Único do Cidadão – RUC, Prontuário Eletrônico Único da Saúde (PEU), secretarias de Educação, Transporte, Finanças, incluindo o IPTU, Nota Fiscal Carioca, entre outros.</p>
<p>Aldo Pires, CEO da ADDTECH, explica que foi necessário um trabalho de análise de negócios, para que os dados contidos em diversas bases e sistemas se comunicassem, e, ainda, definir uma série de padrões tecnológicos, formatos de dados, regras de negócio, exposição de serviço e padrões de comportamento em projetos, para que todas as informações fossem acessadas, validadas e principalmente apresentadas de forma 100% integrada e em tempo real, tanto para esse, quanto para qualquer outro projeto futuro. “Tamanha complexidade só poderia ser atendida com uma plataforma flexível e abrangente e o Magic xpi atendeu com sobras aos requisitos apresentados nesse projeto”, destaca.</p>
<p>O trabalho foi concluído em apenas seis meses e todo back office do portal está sendo orquestrado pelo barramento de integração Magic xpi, desde o login único, que consulta o banco de dados da receita federal, até o consumo de cada um dos serviços que o cidadão é vinculado através do portal.</p>
<p>Ricardo de Oliveira, diretor-presidente da Empresa Municipal de Informática da Cidade do Rio de Janeiro – IplanRio, empresa prestadora de serviços, vinculada à Secretaria Municipal da Casa Civil, e responsável pelo projeto, conta que ficou muito satisfeito com o resultado. “O Carioca Digital é uma inovação em nível mundial que facilita a vida do cidadão de nossa cidade. Estamos honrados em participar deste projeto e ficamos muito satisfeitos com o trabalho realizado pela ADDTECH. Eles já haviam participado de outros projetos para a IplanRio e não tivemos dúvidas em chamá-los para este desafio. Ficamos muito satisfeitos com essa parceria para o barramento de integração. Eles fizeram um excelente trabalho”, declara Oliveira.</p>
<p>O executivo conta ainda que também foi possível concretizar serviços não previstos inicialmente, como o acesso a multas de trânsito, serviços de apoio em caso de remoção de veículos, acesso ao 1746, calendário de eventos e feiras com data, hora, alterações de trânsito, entre outros. Serviços esses que podem ser filtrados por proximidade de endereço, utilizando geolocalização, além de novas funcionalidades como o envio de SMS e notificação por e-mail ao cidadão cadastrado.</p>
<p>Mais informações:<br /><a href=”http://carioca.rio.rj.gov.br”>http://carioca.rio.rj.gov.br</a><br /><a href=”http://www.addtech.com.br”>http://www.addtech.com.br</a><br /><a href=”http://www.magicsoftware.com.br”>http://www.magicsoftware.com.br</a></p>
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