<p>O painel “Dynamic Pricing: The Price is Right (NOW)”, do Shop.Org 2013, evento realizado no início de outubro em Chicago (USA), levantou o papel da Precificação Dinâmica, e como o varejista pode obter um preço que atenda tanto a área de Marketing, quanto o departamento Financeiro, já que muitas vezes ambos defendem estratégias diferentes. Enquanto o primeiro foca no aumento da taxa de conversão e acaba deixando em segundo plano a otimização da margem de lucro, o outro quer melhorar a margem deixando em segundo plano o aumento da taxa de conversão</p>
<p>Para se chegar a esse valor ideal, entretanto, utiliza-se um modelo puramente estatístico. Há sistemas disponíveis que adotam algoritmos preditivos, ou seja, que analisam previamente o impacto que um “novo preço” trará para as vendas e sobre o lucro. A outra premissa desse modelo é calcular o valor ideal para atender às estratégias quando o objetivo é, por exemplo, colocar um produto representando determinada porcentagem dentro da receita total de vendas.</p>
<p>Dentre os presentes no painel, composto em sua maioria por varejistas, apenas três levantaram a mão quando questionados se já utilizavam alguma plataforma de “Precificação Dinâmica”. Ou seja, embora fundamental para o momento do e-commerce, este mercado ainda tem muito a ser desenvolvido.</p>
<p>A solução traz as vantagens citadas acima, mas requer cuidado em relação à frequência da mudança dos valores para não gerar conflito com o próprio cliente. É importante que a ferramenta escolhida ofereça uma visão ampla ao gestor e disponibilize uma opção da validação manual da alteração. Bem ajustada e com a utilização adequada, a loja virtual ficará um passo à frente à concorrência, sempre com o preço certo, no momento certo.</p>
<p>(*) CEO da Precifica, plataforma brasileira de Precificação Inteligente e diretor de métricas e monitoramento da ABComm.</p>