A Pontomobi desenvolveu uma solução simples e inovadora, batizada de Mobi Connect, para otimizar seus processos de backend. Após a implementação do programa, o tempo médio para se criar a integração de uma API (Application Programming Interface) caiu de 6 a 8 horas para apenas 10 a 15 minutos. Isso permitiu não só realocar melhor os profissionais do time de backend, como também proporcionou significativos ganhos de produtividade.
“O Mobi Connect cria automaticamente conectores para fontes de dados de diversos tipos, como wsdl, rest, html, entre outros, e também para os mais diversos sistemas de gestão empresarial. Isso facilita muito o trabalho do programador, além de melhorar a experiência do usuário que acessa o aplicativo”, explica Ricardo Ferreira, diretor de TI da Pontomobi. Ele conta que a estrutura de tecnologia da empresa é composta por células de desenvolvimento de aplicativos divididas por sistemas operacionais. E todas elas trabalham em conjunto com a equipe de backend.
Outra funcionalidade do Mobi Connect é a sumarização de APIs. Com isso, quando um usuário final utiliza um aplicativo desenvolvido pela Pontomobi, ao invés de acessar a infraestrutura do cliente, proprietário do app, acessa o servidor da própria Pontomobi. Dessa forma, a solução pode monitorar o serviço do cliente e atuar de forma preventiva, alertando para possíveis quedas e instabilidades.
“Quanto mais APIs são criadas para se acessar as telas de um aplicativo, mais lento este aplicativo vai rodar. Ao sumarizar as APIs e criar regras de cacheamento, baseadas no agendamento de processos junto ao servidor do nosso cliente, direcionamos o fluxo de acesso dos usuários para a nossa infraestrutura. Ou seja, o serviço do cliente recebe apenas uma única requisição”, conclui Ferreira.
Para mais informações, acesse www.pontomobi.com.br.