24.9 C
São Paulo
22 de dezembro de 2024

Pequena empresa desinstala ERP Microsiga

<p>
No mercado de TI, quando se fala em software de caixinha, aquele vendido em lojas de informática, de prateleira, logo se imagina que a aplicação tem pouco a oferecer se comparado com os tradicionais e grandes ERPs (Enterprise Resource Planning). Mas, não foi o que aconteceu com o software Empresário, conhecido sistema de gestão empresarial da Intelecta, muito utilizado pelos micros e pequenos empresários, com mais de 60 mil usuários registrados em todo o país.
</p>
<p>
A Retec de Ribeirão Preto, que atua no comércio de produtos para vedação industrial e recuperação de equipamentos industriais, desinstalou o famoso ERP Microsiga, líder nacional em seu segmento no Brasil, e instalou o Empresário, da pequena Intelecta, desenvolvedora de sistemas de gestão para micros e pequenas empresas com mais de 15 anos de mercado e, possivelmente, líder em seu segmento.
</p>
<p>
Esta história começou em 1997 quando a Retec iniciou o seu processo de informatização a partir de um sistema desenvolvido por uma empresa júnior da Unicamp e que funcionava muito bem. Um dos alunos, morador de Ribeirão Preto, dava todo o suporte, mas, depois que ele se formou em 1999, o sistema passou ficar estacionado. Mesmo, assim, o programa de gestão, baseado no Access, deu conta do recado por um bom tempo.
</p>
<p>
Como os negócios da Retec cresceram bastante neste período, houve a necessidade de se buscar uma alternativa para o sistema utilizado e, depois de alguns meses, a empresa optou pela aquisição do Proteus, ERP da Microsiga, em um projeto que demandou cerca de R$ 100 mil na época, mas que acabou não atendendo a todas as necessidades da empresa, segundo conta Rodrigo Cauchick, diretor da empresa. “Além de muito complicado, a cada relatório que a gente precisava, o preço adicional cobrado para desenvolver cada relatório era muito elevado, muito acima da capacidade financeira da empresa”, conta o executivo.
</p>
<p>
Depois de alguns meses, a Retec se viu com a necessidade de migrar para um novo modelo de sistema de gestão integrado a um preço mais de acordo com as capacidades da empresa e que pudesse atender a todas as necessidades de negócios da companhia. A solução encontrada foi o software de gestão Empresário, da Intelecta, que oferece as principais funcionalidades para a gestão dos micros e pequenos negócios, “principalmente a Retec, que possui 28 funcionários, sendo 9 deles os usuários do software de gestão”, conta Cauchick.
</p>
<p>
“Conversando com o pessoal de algumas empresas da região e com o parceiro local da Intelecta, encontramos a resposta para a solução de nosso problema. O software Empresário está em fase avançada de migração, mas já percebemos que ele é muito mais adequado à nossa necessidade e realidade. Os relatórios são obtidos a partir de um clique, sem muita complicação e custos surpresa. Certamente iremos adotar esta solução quando chegar a hora de fazer a emissão da nota fiscal eletrônica”, revela o executivo.
</p>
<p>
Cauchick conta também que o projeto de migração ficou a cargo da PC4Y, o parceiro local da Intelecta na região. “Em apenas poucos meses, notamos que o software empresário é o mais adequado às pequenas empresas. O investimento é 35 vezes menor na aquisição, sem contar a taxa cobrada mensalmente, que é compatível com o faturamento do cliente se comparado a um projeto de ERP tradicional”, finaliza.
</p>
<p>
Mais informações:<br />
<a href=”http://www.retec.com.br/”>http://www.retec.com.br</a>
</p>
<p>
&nbsp;
</p>
<p>
&nbsp;
</p>
<p>
&nbsp;
</p>
<p>
&nbsp;
</p>