Por Paulo Veras*
Sexta-feira, final do expediente, hora do happy hour e de escolher o motorista da vez. Mas eis que no barzinho o piloto escolhido não resiste ao primeiro gole e, com a Lei Seca mais rígida, dificilmente assumirá o posto no volante.
A ideia do motorista da vez é boa, mas na prática muitas vezes não funciona. Nessas horas o taxista se torna o melhor amigo de quem quer voltar para casa em segurança. A melhor forma de evitar acidentes causados por motoristas alcoolizados é fazer com que não dirijam seus carros até o bar ou restaurante. Basta ir de táxi.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, são milhões de pessoas badalando pelas mais de 180 casas noturnas, 15 mil bares, 12,5 mil restaurantes e outros tantos espaços. Quando se trata de turistas na capital paulista, por exemplo, 67% deles frequentam os bares e restaurantes, o que significa que muitos motoristas estarão curtindo a noite e depois vão precisar de um táxi.
Mas este panorama tem tudo para mudar, com a própria indústria de bebidas e os bares oferecendo vantagens aos clientes para incentivar uma volta segura para casa. É o caso do projeto do 99Taxis, em parceria à uma marca forte no segmento cervejeiro, que presenteia com uma “saideira” aqueles que solicitarem um táxi pelo aplicativo. Afinal, não tem problema algum tomar mais uma quando o motorista da vez já está garantido.
*Paulo Veras é CEO do 99Taxis, aplicativo para chamada de táxis com mais usuários no Brasil