15.6 C
São Paulo
25 de agosto de 2025

Novos recursos de rastreabilidade e gerenciamento de eventos do SAP

A expansão dos recursos de rastreabilidade, gerenciamento de transporte e de eventos da cadeia de suprimentos foi tema de palestra promovida pela Regency IT Consulting, empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, gestão de projetos e cloud computing, na 17ª Conferência Anual 2014 ASUG (Associação dos Usuários de SAP do Brasil), realizada nesta terça-feira, 19 de Agosto, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

A palestra ‘SAP HANA na Nuvem: Inovação em Logística com drástica redução de Custos’ foi realizada por Rogério Dutra, especialista em soluções cloud e diretor da área de TI as a Service da Regency, e Kevin Wilson, especialista em SAP Event Management e sócio- diretor da Qdata, empresa norte-americana que desembarca sua tecnologia de Global Batch Tracebillity (GBT) no Brasil por meio da parceria com a Regency.

“Para gerir com eficiência todas as etapas da cadeia logística, é preciso munir o sistema com dados qualificados, regras e processos bem definidos, além de planejamento e recursos que permitam a colaboração entre as muitas partes envolvidas na cadeia. Os recursos que podemos integrar ao SAP expandem a capacidade analítica do software, possibilitando comparações entre eventos reais dos processos de armazenagem, transporte e entrega com o planejamento estabelecido e gerando estatísticas que agilizam a tomada de decisões e a melhoria do trabalho”, afirma Wilson.

Já Dutra ressalta que a metodologia proposta pela Qdata e representada com exclusividade no Brasil pela Regency engloba todas estas possibilidades, entregando soluções que permitem rastrear toda a cadeia logística, desde a chegada da matéria prima até a entrega do produto ou carga ao usuário final.

Este rastreamento, ampliado pelas funcionalidades do GBT, também facilita a adesão de empresas a regulamentações de setores rigorosos quanto à rastreabilidade de lotes e itens, como o farmacêutico.

“Com o GBT Q Data integrado ao ERP SAP, o rastreamento acompanha todas as interações ocorridas com o lote ao longo da cadeia de abastecimento, trazendo informações sobre agentes, locais e data de cada uma”, comenta Sérgio Lage, diretor da Regency IT Consulting.

Além disso, é possível aliar estas tecnologias às possibilidades de supercomputação em memória do SAP HANA e ao benefício da cloud computing. Com isso, conforme Dutra, é possível otimizar todo o processo de Supply Chain Management com redução de até 90% nos custos de infraestrutura.