15.6 C
São Paulo
27 de julho de 2025

Nestlé lança Academia de IA para transformar colaboradores em criadores de soluções

Programa interno capacita profissionais para desenvolverem inovações baseadas em Ciência de Dados, ferramentas digitais, automação inteligente e visão computacional

Colaboradores da área técnica da Nestlé Brasil estão participando da 5ª edição da Academia de Inteligência Artificial, programa interno de capacitação criado em 2021 para democratizar o conhecimento em IA e Ciência de Dados entre profissionais que atuam diretamente nas operações industriais.

A iniciativa já formou mais de 50 pessoas, entre eletricistas, engenheiros, especialistas em automação, analistas e coordenadores, e neste ano tem como meta treinar cerca de 15 profissionais, ampliando o uso de soluções tecnológicas no ambiente fabril e fortalecendo a cultura de inovação da companhia.

A edição de 2025 marca a expansão do programa com duas trilhas simultâneas de aprendizado: uma voltada a Machine Learning, para a criação de modelos de predição aplicados à manutenção e operação de máquinas, e outra focada em Visão Computacional, nova vertente desenvolvida em parceria com o Instituição de Ciência e Tecnologia Atlântico, de Fortaleza (CE), que explora tecnologias de deep learning para análise de imagens e vídeos. O objetivo é capacitar o time técnico para explorar informações de modo a extrair insights valiosos para o controle mais eficiente e preditivo de processos industriais.

A Academia oferece uma formação completa em tecnologias atuais para a Indústria, com conteúdo 100% online e conduzido por especialistas da própria Nestlé e por parceiros de instituições de ensino. O curso tem duração de cinco meses, sendo dividido em um bimestre de aulas teóricas (com carga horária de 32 horas teóricas) e três meses para que os alunos desenvolvam projetos autorais em que aplicam na prática, com acompanhamento e suporte de mentores, o que aprendem nas aulas teóricas.

Cada participante desenvolve um projeto real de IA aplicado ao ambiente fabril, com foco na automação, predição de falhas, segurança de dados, arquitetura de redes industriais e mais. As soluções propostas são pensadas para uso direto no dia a dia das operações e, ao final do programa, os alunos apresentam seus resultados em pitches para diretores de engenharia e líderes das fábricas – forma de reconhecimento e promover a replicabilidade dos projetos. Entre os cases desenvolvidos em edições anteriores estão modelos para predição da coloração e umidade do café sem necessidade de análise manual, otimização do consumo de gás em fornos de biscoito e monitoramento inteligente de sistemas eletropneumáticos.

“A Academia de IA oferece uma jornada completa que combina teoria, prática e mentoria, promovendo o desenvolvimento técnico e comportamental dos participantes. O foco vai além da autonomia e da capacitação profissional: a iniciativa visa formar agentes de transformação nas fábricas, preparando os profissionais para tomarem decisões baseadas em dados, desenvolverem soluções customizadas e ajudarem a alavancar novas tecnologias para acelerar a evolução de nossas operações”, explica Gustavo Moura, gerente executivo de Automação e Transformação Digital na Nestlé Brasil.

A Academia de IA é tida como uma referência interna de capacitação profissional em novas tecnologias. “Mais que formar talentos, o programa está diretamente ligado à estratégia de Transformação Digital da Nestlé para preparar nossos negócios para um futuro integrado à inovação, com mais autonomia, produtividade e previsibilidade”, conclui Gustavo.

Aposta no aprendizado

A Nestlé possui diversas ações para o desenvolvimento de seus colaboradores nas mais diferentes áreas do negócio. Atualmente, são quatro Universidades Corporativas com cursos de Graduação, como Vendas, Pós-graduação e até MBA nas áreas de Supply Chain, Finanças & Controle e Transformação Digital & Indústria 4.0.

Há ainda cursos criados em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), como a Universidade de Lácteos & Nutrição, com foco na produção de leite e seus nutrientes; a Universidade do Café, que oferece conhecimento nos aspectos mais relevantes das tecnologias e dos atributos de qualidade presentes ao longo de toda a cadeia do café; e a Universidade do Chocolate, com foco na cadeia do cacau. Nestas iniciativas, a Companhia consegue ter uma maior personalização de cada curso, além de levar qualificação de forma eficaz e assertiva para as equipes.

Outro foco das ações é o desenvolvimento das lideranças, com diversas academias funcionais disponíveis via plataforma própria da empresa para que os gestores acessem e façam quando quiserem e de acordo com suas necessidades individuais de desenvolvimento. Há cursos voltados para Pesquisa e Desenvolvimento, Trade Marketing, E-business, Operações, entre outros. Além disso, quando é identificada a necessidade de desenvolvimento de uma competência técnica mais geral, a empresa define e elabora treinamentos direcionados para essas competências.