11.4 C
São Paulo
31 de julho de 2025

MPS.BR completa 9 anos e 410 empresas avaliadas

O programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr), coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), completa neste mês de dezembro nove anos de seu lançamento. E não faltam motivos para comemorar.
Nos últimos doze meses, mais de 100 avaliações MPS de Software (MPS-SW) foram realizadas e o programa atingiu em 2012 a expressiva marca de 410 empresas avaliadas em todo o território nacional.
Voltado principalmente às micro, pequenas e médias empresas de software (mPMEs), mas também adotado pelas grandes, o MPS-SW está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 e 15504; é compatível com o modelo CMMI – Capability Maturity Model Integration; adota as melhores práticas da Engenharia de Software, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade das companhias nacionais.
Ciente de que o mercado brasileiro é composto por um forte setor prestador de serviços de TI, a SOFTEX publicou em agosto deste ano o novo Guia Geral MPS Serviços contendo a descrição geral do Modelo MPS e detalhando o Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV), bem como as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação.
Em setembro, apenas um mês após o seu lançamento, foi efetuada a primeira avaliação MPS-SV. O projeto-piloto envolveu o serviço de help desk da empresa S2IT Solutions, de Araraquara, e contribuiu para a melhoria de seus processos (process improvement) e do desempenho nos seus negócios (business performance).
O ano do nono aniversário do Programa MPS.BR marca, também, o início de sua expansão internacional. Cursos oficiais MPS na modalidade Ensino a Distância (EAD) em Espanhol já estão sendo oferecidos no México, na Colômbia e no Peru, e a empresa mexicana JPE Consultores SC recebeu autorização para atuar como Instituição Implementadora MPS tanto no Brasil como no exterior. Ambas as iniciativas foram realizadas no âmbito da Rede Latino Americana da Indústria de Software (RELAIS), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento/Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN).
Integram atualmente a linha de frente do programa 18 Instituições Implementadoras Autorizadas, 12 Instituições Avaliadoras, e duas Instituições de Consultoria de Aquisição. Mais de 5.200 pessoas já participaram de cursos oficiais MPS.