Divididos entre entusiasmo e nervosismo, pesquisa realizada pela Ipsos revela como os brasileiros enxergam a Inteligência Artificial em 2025
A mais recente pesquisa AI Monitor 2025, realizada pela Ipsos em 30 países, 66% dos brasileiros afirmam possuir uma boa compreensão sobre o que significa inteligência artificial, um número próximo à média global de 67%. No ranking global, a Indonésia lidera com impressionantes 91%, enquanto outros países apresentam índices similares ou abaixo do Brasil. Quando questionados sobre o conhecimento em relação aos produtos e serviços que utilizam IA, 56% dos brasileiros afirmam ter clareza sobre o uso dessa tecnologia, superando a média global de 52%.
A pesquisa apresenta um retrato detalhado sobre como os brasileiros percebem, utilizam e sentem os impactos da inteligência artificial (IA) no dia a dia e destaca um alto nível de compreensão e conhecimento da população sobre o que é a IA, na comparação com outros país, mas também traz contrastes nas emoções, níveis de confiança e expectativas em relação ao papel dessa tecnologia.
Apesar do alto índice de compreensão, parte significativa dos brasileiros sente nervosismo com relação aos produtos e serviços aplicam recursos da IA. Este sentimento é compartilhado por 46% da população brasileira, posicionando o país abaixo de nações como Austrália (67%), Índia (66%) e Canadá (64%). Em contrapartida, o Japão demonstra o menor índice global, com apenas 29% dos entrevistados relatando nervosismo.
Ao mesmo tempo, 57% dos brasileiros concordam que o uso de IA em produtos e serviços gera entusiasmo, um índice acima da média de países como Canadá (31%), Bélgica (32%) e Suíça (34%). Entre as nações mais entusiasmadas, destacam-se Índia, Turquia, Coreia do Sul, Indonésia, Malásia, Tailândia, México, Singapura e Peru.
No que diz respeito às vantagens versus inconveniências do uso de inteligência artificial, 58% dos brasileiros acreditam que a tecnologia oferece mais benefícios do que inconveniências, uma queda de 6 pontos percentuais em relação a 2023. A Indonésia lidera em confiança, com 85%, enquanto Canadá, França e Bélgica registram os menores índices (40%, 41% e 41%, respectivamente).
Proteção de Dados e Regulação Governamental
47% dos brasileiros confiam que as empresas que utilizam IA irão proteger dados pessoais. Indonésia, Tailândia, Índia, Singapura, Malásia e Peru lideram neste quesito. Em oposição, a Suécia, Canadá e França lideram como as nações mais céticas com relação a essa proteção, com, respectivamente 60%, 58% e 58% dos entrevistados demonstrando descrença.
No que diz respeito as políticas regulatórias, 48% dos brasileiros confiam no governo do país para regular a IA de forma responsável, um número abaixo da média global de 54%. Os EUA se destacam o país que menos confiam no governo do país para regulara a Inteligência Artificial – apenas 31%.
Por outro lado, 72% dos brasileiros concordam que os produtos e serviços que utilizam IA devem divulgar claramente a sua utilização, abaixo da média global que é representada por 79% – uma das poucas perguntas que parece consenso entre quase todos os países presentes no estudo.
IA e o Futuro
Ainda, de acordo com o estudo, 53% dos brasileiros entrevistados sinalizam que produtos e serviços baseados em inteligência artificial (IA) transformaram a vida cotidiana nos últimos cinco anos. Além disso, 58% acreditam que essa transformação deve se intensificar ainda mais nos próximos três a cinco anos.
Quando questionados sobre o impacto da IA no mercado de trabalho, 61% dos respondentes acreditam que há grandes chances de a IA transformar a forma como desempenhem suas funções nos próximos cinco anos. Já 42% consideram provável que a inteligência artificial possa substituir seus empregos atuais dentro desse período.
Por fim, 33% dos entrevistados avaliam que o uso crescente da Inteligência Artificial poderá melhorar e ajudar a identificar a quantidade de desinformação na internet nos próximos três a cinco anos, enquanto 31% dizem que a IA piora a desinformação
A pesquisa AI Monitor 2025 foi conduzida pela Ipsos entre 21 de março e 4 de abril de 2025. Para este estudo, a Ipsos entrevistou um total de 23.216 adultos com 18 anos ou mais na Índia, 18-74 no Canadá, República da Irlanda, Malásia, África do Sul, Turquia, e Estados Unidos, 20-74 em Tailândia, 21-74 na Indonésia e Singapura, e 16-74 em todos os outros países. Foram realizadas 1.000 entrevistas no Brasil, representando a população de áreas mais urbanas. A margem de erro é de 3,5 p.p.