23.7 C
São Paulo
21 de novembro de 2024

Maratona Tech vai reunir professores e estudantes de escolas públicas e particulares

Maratona Tech visa despertar o interesse dos jovens pela carreira no setor, além de fomentar a inclusão, formação e empregabilidade

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Maratona Tech, competição de tecnologia que envolve professores e estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A iniciativa é promovida em parceria entre o Movimento Tech, coalizão que busca despertar o interesse dos jovens pela carreira no setor, além de fomentar a inclusão, formação e empregabilidade, e a Associação Cactus. A competição conta com patrocínio do iFood, empresa brasileira de tecnologia, que também está entre os mantenedores do Movimento Tech.

A Maratona Tech leva os conceitos da tecnologia para dentro da sala de aula e desenvolve a aprendizagem dos jovens. “Esta é a chance de desenvolver pessoas para as oportunidades de carreira que a área oferece, especialmente porque, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia”, afirma Luanna Luna, diretora de Educação do iFood. 

Combate à exclusão digital

A Maratona Tech pretende combater desigualdades e criar uma sociedade mais justa, com acesso à tecnologia para mais gente, além de incentivar o protagonismo dos estudantes e abrir oportunidades. “Mesmo observando as mudanças nas profissões e habilidades exigidas pelo mercado, percebemos que os jovens ainda sonham em trabalhar em cargos mais tradicionais, muitas vezes pela falta de acesso ou por acharem que não são capazes. A nossa ideia é mudar esse cenário e inserir mais pessoas nesse novo mercado”, reforça Luanna. 

Trilha para o sucesso

A participação na Maratona Tech é gratuita e as inscrições vão até o dia 21 de julho. Nesta fase, professores e representantes das escolas interessadas devem fazer as inscrições das suas turmas pelo site: www.maratonatech.associacaocactus.com.br. Após as inscrições, professores recebem uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, enquanto os alunos estudam, apresentam os trabalhos e os melhores são escolhidos para a fase final da competição. 

“A Maratona Tech é uma competição divertida que vai além do conteúdo, ela trabalha também com o socioemocional dos estudantes. Para muitos jovens, vai ser o primeiro contato com as possibilidades do mundo da tecnologia. A intenção é aproximá-los por meio de uma jornada de aprendizagem”, afirma Jefferson Vianna, CEO Cactus.

Primeira edição

No ano passado, a Maratona reuniu 80 mil estudantes em 21 estados e 183 cidades brasileiras. Destes, 222 estudantes foram premiados com bolsas em tecnologia.

João Pedro Correia Nascimento, de Uberlândia, MG, é um dos integrantes da equipe que levou o primeiro lugar na Maratona Tech 2022, a primeira edição da competição. Ele conta que a experiência o ajudou a aprimorar seus conhecimentos em lógica de programação, o que ele considera importante para seguir na área de desenvolvimento web. “Graças à maratona, ganhei uma bolsa de estudos na Kenzie Academy Brasil, onde estou aprendendo muitas coisas sobre desenvolvimento web e soft skills, habilidades muito importantes para o mercado de trabalho. Além disso, ganhei um notebook, o que é fundamental para meus estudos. Estou cada dia mais perto de me tornar um desenvolvedor web Full-Stack”, comemora. 

Para a segunda edição do Maratona Tech, a expectativa é ter 500 mil alunos inscritos e mil jovens premiados ao final.