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São Paulo
19 de setembro de 2024

Maioria dos brasileiros não sabe reconhecer se um site é legítimo, aponta Kaspersky

Apesar de 71% dos internautas relatarem conferir se um site é legítimo antes de preenchê-lo com seus dados pessoais, 65% afirmam não saber comprovar se uma página online é verdadeira

O relatório da Kaspersky “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas” revela que, apesar de 71% dos brasileiros relatarem conferir se um site é legítimo antes de preenchê-lo com seus dados pessoais, 65% afirmam não saber comprovar se uma página online é verdadeira. 

Por mais que as pessoas estejam atentas para não se tornarem vítimas de cibercrimes, 3 em cada 10 brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de fraude em 2022. Isso porque golpistas estão aprimorando suas técnicas de persuasão com sites cada vez mais próximos aos originais, layouts semelhantes e URLs que podem parecer verídicas.

Para evitar fraudes e verificar as páginas on-line, a maioria dos brasileiros entrevistados na pesquisa da Kaspersky disse conferir o nome da empresa e o serviço por sites de busca (64%), enquanto outros verificam pela própria URL se o site coincide com o nome da empresa (48%), baixam o app pela loja oficial (44%) ou analisam o conteúdo da página, para buscar indícios de fraude (38%). Entretanto, a maioria deles (65%) admitiu não saber comprovar se a página web era legítima.

Aprenda a desconfiar

“A frase que sempre utilizo para falarmos de golpes on-line: quando a esmola é demais, o santo desconfia. É muito pouco provável que um site irá fazer uma super oferta dessa forma sem a devida divulgação ou até fora de épocas comemorativas. Ainda assim, nesses períodos, é necessária muita atenção aos cliques e aos dados que você está fornecendo. Caso apareça uma boa promoção de um site aparentemente confiável, verifique se o domínio é confiável ou não em nosso serviço gratuito do OpenTIP. É possível evitar um golpe com atenção e paciência antes de perder uma “promoção””, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.