Portal atua como um Guia de bares, baladas, restaurante e cinema, com o diferencial inovador de conteúdo colaborativo, onde os usuários opinam sobre os estabelecimentos e compartilham experiências
Baseado em modelos internacionais e único no Brasil, o Guidu é um guia 100% baseado em conteúdo de pessoas, tem como proposta transferir o comportamento off line ao mundo online e almeja atingir 10 milhões de usuários
Ser a maior rede de entretenimento com foco em conteúdo gerado pelos próprios internautas, acompanhando a era da web 2.0 e colaborativa. Esse é o principal objetivo do Guidu – www.guidu.com.br, que chega ao mercado com uma arrojada meta de atingir 10 milhões de usuários pelo conceito inovador proposto pelo portal.
A ideia partiu dos empreendedores Paulo Veras, fundador do primeiro guia online do Brasil, o Guia SP, tendo atuado nos últimos cinco anos como Diretor Geral da Endeavor Brasil e atual membro do conselho da Instituição e de Marcus Andrade, que se tornou especialista em empreendedorismo pelos quatro anos de experiência acumulados também na Endeavor, entre outras organizações conexas ao tema.
O Guidu chega para o consumidor ávido pelo ambiente online, que busca informações sobre lazer e entretenimento na internet, porém com relevância de conteúdo, isento de opiniões formadas pelos tradicionais críticos de estabelecimentos. O portal funciona como uma grande rede social de entretenimento, onde os usuários podem criar suas próprias páginas e atuarem como autores em relação à opinião por determinado filme, bar, balada ou restaurante.
Com mais de três mil estabelecimentos cadastrados, o Guidu já nasce para atender a dois perfis de usuários, o que procura por lugares para sair e o que interage, compartilhando suas opiniões vivenciadas em determinado lugar, o que está acontecendo na cidade, apontando os pontos positivos e/ou negativos sobre sua experiência.
Marcus Andrade, Sócio Fundador do Guidu, explica que o portal funciona de forma a trazer informações realmente ‘verdadeiras’ em relação à opinião dos usuários por meio dos locais que frequentam.
“Hoje você encontra guias na internet, onde a descrição e opinião sobre determinado local têm referência de um crítico profissional e não o que realmente queremos ver: um guia baseado na opinião de quem já passou por lá. Exatamente como acontece no mundo real, onde as pessoas trocam experiências e acabam levando umas as outras a lugares que consideraram interessantes. Queremos ser a maior plataforma de troca de experiência de entretenimento do Brasil, com conteúdo relevante e feito por pessoas reais”.
Para colocar o portal no ar, o investimento foi de R$ 2 milhões e, entre os diferenciais do Guidu, estão, primeiramente, o pioneirismo desse conceito e, além disso, promover relações sociais, visto que é possível seguir pessoas que têm afinidade ou similaridade entre si.
