Isto já é uma realidade para alguns distribuidores de TI que entenderam que o serviço logístico prestado é parte integrante daquilo que a revenda está comprando. A revenda está comprando não só um produto de informática, mas toda esta inteligência na operação de armazenagem, transporte, embalagem e acesso a informações de acompanhamento para entrega do produto, no menor tempo possível, pois como diz o ditado popular: "tempo é dinheiro". É claro que também há empresas neste segmento menos preocupadas com este viés de negócios, que acabam oferecendo um serviço abaixo da excelência.<br />
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Todo este trabalho realizado pelos Distribuidores de TI depende também de variáveis externas e fora do controle das empresas de TI, como toda infraestrutura necessária para que tudo isto funcione, tais como, investimentos por parte do Governo em estradas, aeroportos, portos, mecanismos de fiscalização; e também uma parcela correspondente de investimentos por parte das transportadoras e operadores logísticos, em galpões para armazenagem, frotas, softwares de controle e gerenciamento logístico, equipamentos para rastreamento de pedidos, treinamento de pessoal, etc.<br />
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Nestes dois casos, nos últimos anos, este investimento foi realizado em uma proporção muito menor que a necessária para sustentar os níveis de crescimento do país e os do nosso mercado. O resultado é o aumento dos custos logísticos e o "apagão logístico", que é a falta de disponibilidade desta estrutura. O que vemos são cargas sem voo disponível para ser importada, mercadoria que não foi entregue por falta de caminhão e área de armazenagem das transportadoras, falta de espaço em operadores logísticos e atraso nas entregas com aumento de custos para todos.<br />
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O ponto negativo é que as empresas que mais se preocupam com a qualidade dos seus serviços logísticos acabam sendo niveladas com outras sem esta preocupação. É cada vez mais difícil para a revenda perceber quem despachou seu pedido no mesmo dia e quem levou um dia a mais para fazê-lo, já que as duas cargas podem ter ficado esperando espaço no caminhão no pátio da transportadora.<br />
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Os distribuidores precisam encontrar caminhos criativos e eficientes para driblar toda esta questão e oferecer um serviço cada vez melhor para a revenda, que, por sua vez, precisam computar todos os custos e benefícios, quando compararem os preços entre distribuidores. O preço de um distribuidor pode ser mais baixo que o de outro, mas estamos contando a rapidez na entrega? O serviço em garantia? A dor de cabeça gerada por uma nota fiscal incorreta, que seu contador diz que não pode aceitar? <br />
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A compreensão plena destas questões pelos dois lados – revendas e distribuidores – levará a uma maior maturidade do nosso mercado com vantagens para todos.<br />
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(*) presidente da SND Distribuição de Produtos de Informática e diretor da ABRADISTI (Associação Brasileira de Distribuidores de TI)
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