31.4 C
São Paulo
6 de fevereiro de 2025

Localiza implementa ERP e BI SAP

Com 534 agências, cerca de 7 mil colaboradores e operação em nove países, a Localiza contratou a Finity Consultoria – Especialista em processos de negócio e implementação de soluções SAP –, para o projeto de ERP e BI SAP para sustentar seu crescimento nos próximos anos.

A estratégia foi implementar inicialmente o ERP em cada uma das empresas do Grupo Localiza – Localiza Gestão de Frotas, Localiza Seminovos, Franchising e Localiza Aluguel de Carros cujo  Go Live aconteceu na matriz, em Minas Gerais, em 1º de outubro de 2014.

A necessidade da Localiza era substituir seu ERP desenvolvido internamente, por um sistema baseado em tecnologias inovadoras, com possibilidade de customização e integração com o back office (estratégico para os negócios da empresa), para atender aos requisitos específicos do negócio da companhia.

Na opinião de Edson Batista, Gerente de Projetos Especiais da Localiza, o segredo do sucesso de um projeto SAP, em uma empresa do porte da Localiza, foi remodelar os processos estratégicos. “Notamos isso em vários departamentos, mas, principalmente, na divisão de gestão de frotas – um inovador sistema de gerenciamento de frotas, que teve vários dos seus processos redesenhados e simplificados para o novo ERP e para o BI SAP”, afirma Batista.

O executivo explica que contratou uma consultoria para descobrir qual ERP disponível no mercado tem mais aderência aos negócios da Localiza e o resultado foi o SAP. Ao entrar em contato com a fornecedora alemã, houve a indicação da Finity para a elaboração e implementação do projeto. “Houve uma parceria muito sólida entre as equipes da Localiza e da Finity, o que foi fundamental durante a revisão dos processos da companhia”, explica Carlos Abbamonte, Presidente da Finity.

Para Batista, o projeto foi bem-sucedido porque, além da alta capacitação técnica, o time da Finity sempre foi absolutamente transparente. “A cada etapa éramos informados sobre os passos seguintes. Foram vários meses de convivência e muito aprendizado de ambas as partes com uma equipe de 120 pessoas, sendo 50 da Localiza e os demais profissionais da Finity”, diz o gestor.

“A equipe de TI da Localiza tem uma preocupação muito grande com a segurança dos dados. Por isso, a confiança mútua foi necessária em todas as etapas. Principalmente na identificação de como eram os processos para realizarmos a documentação adequada, para a extração e manipulação inteligente dos dados”, explica Abbamonte.

Ao todo, foram oito meses de implementação na Localiza Gestão de Frotas e outros 18 meses nas demais empresas do Grupo, até culminar no Go Live. Mesma data que entrou em operação o BI em toda a Plataforma Localiza.

O Business Intelligence será, estrategicamente, usado junto com o ERP para a tomada mais rápida das decisões. O que será fundamental para o ousado plano de crescimento do Grupo.

“O maior benefício, já obtido hoje com o uso do SAP, é no processo de fechamento financeiro. Antes, se tinha algum erro nesse processo, só era identificado no fechamento no departamento financeiro e havia um enorme retrabalho de várias áreas, porque tinha que voltar corrigindo a informação. Esse custo era imensurável”, lembra Batista. 

Agora, no ambiente SAP, as informações chegam corretamente no financeiro, existe a rastreabilidade das informações a qualquer momento e não há mais o retrabalho, porque qualquer divergência na informação é corrigida na fonte.

“Durante a implementação do projeto percebemos que os processos corporativos são como uma corda que fica dentro do mar e, com o tempo, fica cheia de algas. Os processos são assim, no decorrer do tempo, ficam pesados e com etapas desnecessárias. O SAP nos ajudou a simplificar, de forma estratégica, para que o sistema seja mais dinâmico”, diz o gestor.

“Esse projeto trará um ganho enorme em produtividade na Localiza, porque estudamos a fundo os indicadores de negócios e de performance para a padronização. Agora há uma fonte única de informação, o que será um grande diferencial competitivo para a companhia”, ressalta o Presidente da Finity.