<p>No mundo VUCA os conceitos de setor, concorrência e vantagem competitiva sustentável estão se desmaterializando. Hoje, empresas que estão começando como as startups, podem se tornar as principais concorrentes de grande multinacionais.</p>
<p>Novas descobertas e tecnologias estão mudando como pensamos e interagimos com o mundo e com outras pessoas. O mundo VUCA tem se tornado a base para explicar o ambiente global do século XXI. Com a queda do muro de Berlim em 1989, e o fim da União Soviética em 1991, a polaridade global, até então dividida entre os Estados Unidos e a União Soviética, foi quebrada. O mundo se tornou multipolar com a interação de forças ambientais, políticas e tecnológicas para as quais não existiam modelos capazes de categorizar para entender e buscar alternativas que fizessem sentido.</p>
<p>Século passado era difícil criar negócios promissores sem que houvesse investimentos de capital. Além de exigirem tempo para o desenvolvimento de capacidades sustentadoras do negócio. Desde a última década do século passado este cenário vem mudando rapidamente. A conectividade e a globalização estão impulsionando a tecnologia que, por sua vez, impulsiona novas empresas e novos modelos de negócios. As startups estão borbulhando em todos os lugares. Em 2018, o número de startups no mundo girava em torno de 480 milhões com uma média de 100 milhões de novas empresas surgindo por ano.</p>
<p>Do mesmo modo que as pequenas empresas surgem também desaparecem. Nem todas têm a mesma capacidade de sobrevivência. As estatísticas mostram que, em média, estas empresas morrem ao final do quarto ano. Mapear todos estes pequenos entrantes além de acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias só mesmo com o uso da inteligência artificial. O volume de dados que estão disponíveis e que são necessários para ampliar o entendimento das transformações que estão acontecendo globalmente cresce exponencialmente.</p>
<p>Será que o cérebro humano está preparado para enfrentar os desafios do mundo VUCA? Temos a capacidade cognitiva de absorver e analisar o volume de informações que estão sendo processados? Qual é a reação do nosso cérebro frente às pressões do mundo VUCA?</p>
<p>Diferentemente do que Maslow definiu em 1954, como sendo a fisiologia a base das necessidades humanas, a neurociência, hoje, afirma que a base das nossas necessidades é o relacionamento social. As pesquisas indicam que as reações fisiológicas e neurológicas são direta e profundamente moldadas pela interação social. Isto significa, conforme o pesquisador Mathew Lieberman da UCLA , que o cérebro é um órgão social. Esta constatação traz grandes desafios para as corporações e para os líderes no mundo VUCA, pois, o cérebro vivencia o local de trabalho não como um ambiente econômico, e sim, como um ambiente social.</p>
<p>O ambiente social que era corporativo e setorial passou a ser global. Antigamente, somente as empresas multinacionais tinham desafios globais, hoje, a empresa até pode ser pequena, porém, sua cadeia de valor pode ser global. Com uma rede de parceiros dos mais variados tamanhos e nacionalidades.</p>
<p><em>(*) Diretora-executiva da Imaginar Solutions.</em></p>