<p>Pela linguagem corporal leio que o ponto alto de “inspiração” foi quando o café chegou na sala…nada positivo.</p>
<p>Mas o que saiu errado? Isto sempre funcionou! Sim, 10 anos atrás produzir um bom powerpoint com algum conteúdo já era uma inovação.</p>
<p>Agora, pare um momento. Vamos voltar e tentar novamente.</p>
<p>Entro e vejo todo o time. Começo explicando o motivo de estarmos ali, abro uma caixa e mostro nosso produto, “carro chefe” de vendas, colocando-o gentilmente em uma lata de lixo que possui uma placa “expira em 12 meses”. Motivo? Com a transformação digital, modelos disruptivos e startups surgindo todos os dias, nosso produto – motivo de orgulho e metas batidas todos os trimestres – vai simplesmente tornar-se obsoleto.</p>
<p>Bom, agora que tenho atenção de todos, precisamos inovar, e criar o novo produto “carro chefe” da era digital. Abro a segunda caixa, onde temos uma ideia do que será esta inovação. Demonstramos, real-time, o novo produto obtendo dados da internet, utilizando dados do nosso sistema de gestão interno e, como exemplo, fazemos com que 3 ou 4 smartphones de pessoas presentes na sala, de forma aleatória, receba insights sobre novos negócios que podem desenvolver com seus clientes, usando esta nova solução (afinal não teremos foco no produto, mas sim na experiência do cliente).</p>
<p>Olho agora para toda a sala, e vejo rostos imaginando este novo futuro, perguntando “mas por que não incluir também esta possibilidade nesta nova solução, afinal o cliente se surpreenderá com isto”. Ouço comentários como “Puxa, meu cliente vai se surpreender com isto”. Vejo pessoas realmente engajadas neste novo futuro que estamos criando, um futuro de Inovação, de um modelo de negócio disruptivo, um futuro que caminhe para a Transformação Digital.</p>
<p>E finalmente sinto que o time está realmente inspirado e junto comigo nos primeiros passos deste “novo futuro digital”.</p>
<p>Na era da digitalização, da Internet, do mundo online, não existe mais espaço para explicar uma idéia, um produto ou solução. O que o novo mundo anseia é por EXPERIMENTAR.</p>
<p>Quer testar este modelo? Use o UBER. Como foi a sua primeira experiência? Arrisco dizer que você não conhecia bem até experimentar. Outro teste? Deguste uma pizza feita em uma impressora 3D (uma pizza com sabores e formato definidos por você, na hora).</p>
<p>Recomendo que busque a inspiração do seu time usando a inovação para despertar esta experimentação e curiosidade. Criar um protótipo nunca foi tão fácil, rápido e barato. Experimentar uma ideia em 5 minutos vai criar um efeito inesquecível, muito diferente de uma apresentação de 40 minutos em powerpoint, além de acelerar o aprendizado e despertar interesse. Fazer seu time experimentar esta ideia provocará emoções, insights e eventualmente novas inovações em cima da ideia original. Tenha um propósito de negócio para a sua inovação. Inovação por inovação é só custo e perda de tempo, não faz sentido. Deve existir um propósito de negócio claro com ganhos – tangíveis ou intangíveis – para sua empresa ou instituição.</p>
<p>Não vista a carapuça de que sua empresa é conservadora, com um modelo de negócios que não vai mudar, com cabeças “antigas” demais.</p>
<p>Como verdadeiros líderes, vamos Inspirar através da Inovação. Promover experiências com um propósito de negócio. E com isto seremos agentes de inovação, começando uma faísca de algo que pode ser tornar muito maior dentro da sua empresa. Quem sabe, ser a principal fonte de receita dela nos próximos anos (ou meses?).</p>
<p>Pronto para inspirar?</p>
<p><em>(*) Vice Presidente Senior para Inovação e Plataforma Digital da SAP Brasil</em></p>