23.6 C
São Paulo
24 de fevereiro de 2025

Grupo Processor debate o uso de dispositivos móveis particulares nas empresas

BYOD ganha espaço nas corporações e merece cuidados quanto a segurança

 

 

            A prática de utilizar dispositivos móveis particulares nas empresas (BYOD, na sigla em inglês) está se popularizando. A praticidade trazida por smartphones e tablets, no entanto, acende o alerta à segurança de dados. Ao levar consigo informações corporativas, colaboradores, mesmo fazendo uso de senhas, expõem os dados a riscos como, por exemplo, vazamento de informação no caso do roubo do dispositivo. Para discutir o tema e as alternativas mais seguras, o Grupo Processor, em parceria com os escritórios de advocacia LB Consultoria Jurídica em TI e Dupont Spiller Advogados, promove o evento “Sua empresa está preparada para o BYOD?”. O encontro ocorrerá na sede da Processor, no dia 19 de agosto, às 8hs e 30min. Inscrições pelo link: http://www.processor.com.br/eventos.

 

            O evento irá abordar o tema sob os aspectos tecnológicos, comerciais e trabalhistas. Serão observados tópicos como a formalização dos processos e instruções de trabalho, utilização de tecnologias capazes de prover segurança, atribuição formal das responsabilidades, penalidades, classificação das informações, treinamento e conscientização constantes. João Grisolia e Pedro Martini, Business Development Manager e gerente de Expansão de Negócios do Grupo Processor, respectivamente, abordarão as possibilidades mais seguras para o uso do BYOD.  “Existem diversos métodos de utilizar com segurança. Estabelecer condições de restrição de acesso a determinada informação naqueles dispositivos. É um perfil diferente de hardware”, antecipa Grisolia.

 

            As questões jurídicas serão abordadas pelos palestrantes Ricardo Abel Guarnieri, da Dupont, Spiller Advogados e Letícia Batistela, da LB Consultoria Jurídica em TI. Guarnieri destacará as questões trabalhistas afetadas pela prática e as normas adequadas. “O foco estará no impacto que a prática do BYOD pode gerar nas relações de trabalho. O objetivo é falar das boas práticas para o gerenciamento das facilidades tecnológicas nos contratos de trabalho”, salienta Guarnieri. Já Letícia palestrará abordando a questão comercial. “É preciso estabelecer regras claras com os colaboradores e implantar uma política bem definida de autorização valorizando as tecnologias capazes de dar segurança à prática, classificação do risco/importância de cada tipo de informação e treinamento da equipe”, destaca Letícia Batistela.

 

 

 

Serviço

 

 

 

O que? Sua empresa está preparada para o BYOD;

 

Quando? 19 de agosto, às 8h30min;

 

Onde? Processor Tecnology Center, localiza na Av. Severo Dullius, 410 – Bairro São João – Porto Alegre;

 

Como? Inscrições pelo link: http://www.processor.com.br/eventos.

 

 

 

BYOD

 

            Bring Your Own Device (BYOD) é a sigla para a prática de trazer o próprio dispositivo para uso no trabalho. Uma cláusula contratual na qual o empregador permite ao empregado a utilização de seu dispositivo tecnológico pessoal como instrumento de trabalho, acessando dados e programas da empresa, dentro ou fora do local da prestação de serviço.

 

 

 

Palestrantes

 

            Os palestrantes serão os advogados Letícia Batistela, da LB Consultoria Jurídica em TI, e Ricardo Abel Guarnieri da Dupont, Spiller Advogados. Letícia Batistela é fundadora da LB Consultoria jurídica em TI, diretora Jurídica da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Assespro Nacional e regional RS, além de diretora de Assuntos Legais da Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações (SUCESU) Nacional e regional RS.

 

            Ricardo Abel é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais na Unisinos, possui Especialização em Direito do Trabalho pela Unisinos, Especialização em Direito Civil e Processo Civil pela UCS, Curso avançado de Franchising pela ABF/SP e Especialização em Direito Empresarial pelo IBMEC.

 

 

 

Grupo Processor

 

            Há mais de 26 anos, o Grupo Processor desenvolve, comercializa e implanta serviços e soluções de TI para o mercado corporativo Latino-Americano, atingindo milhares de clientes em segmentos como indústria, educação, finanças, serviços, energia, governo, construção civil e saúde.

 

            Entre as principais atividades desenvolvidas estão: Consultoria, Outsourcing, ERP, Suporte, Serviços Gerenciados, Aplicações (BPM e Portais), BI e BSC, Segurança e CRM. Com matriz na cidade de Porto Alegre e unidades no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Londrina e Belo Horizonte, além de operações no Chile, Colômbia e escritórios comerciais na Argentina e Estados Unidos, o Grupo Processor se posiciona como um dos líderes do setor de TI na América Latina.