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27 de setembro de 2025

Grupo Deutsche Post DHL envia Equipe de Resposta a Desastres ao Haiti como apoio na recuperação após furacão Matthew

O Grupo Deutsche Post DHL, líder mundial em serviços de logística, está enviando uma Equipe de Resposta a Desastres (DRT) a Porto Príncipe, no Haiti. O pior furacão de grande porte dos últimos cinquenta anos provocou ventos de 230 km/h, atingindo a costa sudoeste da ilha, que ainda lutava para se recuperar do avassalador terremoto de 2010. Os voluntários da DRT já fornecem apoio logístico gratuito no Aeroporto Internacional de Toussaint Louverture. Eles coordenarão a chegada da ajuda internacional, preparando-a para que seja levada até as áreas afetadas pelo furacão.

“No rastro do furacão Matthew, o Haiti pode vir a enfrentar uma grave crise humanitária. Apesar de ainda ser muito cedo para avaliar a extensão de todos os prejuízos e de toda a destruição, a DRT já se encontra em solo, pronta para facilitar a logística de mercadorias de auxílio recebidas e para garantir o rápido processamento dos suprimentos”, revela Gilberto Castro, gerente da Equipe de Resposta a Desastres nas Américas do Grupo Deutsche Post DHL. É a segunda vez que a DRT Américas, sediada no Panamá, começa a funcionar em Porto Príncipe, 48 horas após receber o pedido de apoio. Em janeiro de 2010, as DRTs já haviam sido implantadas após o Haiti ter sido atingido por um terremoto de magnitude 7.0, deixando 230 mil mortos e atingindo mais de um milhão de pessoas. 

As DRTs são parte do GoHelp, programa de gestão de desastres do Grupo Deutsche Post DHL, operado em parceria com as Nações Unidas (ONU) desde 2005. Nessa parceria, o Grupo fornece à ONU acesso gratuito à sua experiência logística, sua rede de transporte internacional e as habilidades logísticas de mais de 400 funcionários voluntários especialmente treinados, prontos para serem mobilizados em até 72 horas. Desde o lançamento da parceria, as DRTs completaram mais de 30 mobilizações, sendo a mais recente delas em abril de 2016, após o grave terremoto do Equador e após a tempestade tropical que atingiu as Ilhas Fiji, em fevereiro deste ano. Além da mobilização de DRTs, a iniciativa Get Airports Ready for Disaster (Preparando Aeroportos para Desastres, GARD) do Grupo – também parte do programa GoHelp – ajuda aeroportos em áreas de risco a se prepararem melhor em caso de desastre.