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1 de agosto de 2025

Grupo COI investe em projeto de terceirização de TI para concentrar sua atuação na melhoria do atendimento aos pacientes

Instituição de combate ao câncer utiliza os serviços da Microcity para dar foco aos negócios, e assim aprimorar o atendimento aos pacientes

 

O Grupo COI, com 24 anos de mercado é líder no tratamento oncológico, radioterápico e hematológico no Brasil. Possui três unidades localizadas no Rio de Janeiro (Barra, Botafogo e Nova Iguaçu) e inaugura outras duas ainda este ano, em Botafogo e Niterói. Para acompanhar este crescimento, a clínica passou a contar com a Microcity, maior empresa brasileira de Outsourcing de TI, para alocar ativos de ponta e prestar serviços de manutenção e suporte técnico a todas as empresas que compreendem o Grupo: como a FarmaCOI e o Instituto COI de Educação, Pesquisa e Gestão.

 

Hoje com cerca de 12 mil pacientes atendidos e mais de 30 mil procedimentos realizados em 2013, o Grupo COI tem trazido para o Brasil os mais modernos aparelhos de radioterapia para ajudar no combate ao câncer, como é o caso do Truebeam, instalado na nova unidade de Botafogo e que será inaugurada no segundo semestre de 2014. “Sem dúvida o maior ganho da parceria com a Microcity é a possibilidade que teremos de focar inteiramente no nosso negócio, como na rede de cuidado integral do paciente, na instalação de novas tecnologias como o Trubeam e nossos processos, sem nos preocupar com a troca de um ativo danificado ou licença vencida, permitindo agilizar e otimizar nossos processos internos com segurança, comodidade e simplicidade”, afirma Chrystina Barros, diretora Operacional do Grupo COI.

 

Atuando com cerca de 400 funcionários e com um volume de informações imenso, o Grupo COI precisava de uma gestão de ativos competente e que atendesse suas expectativas e necessidades de negócios. “Não é o nosso core business focar em hardware por si só e terminais de operação. Isso consome muito tempo e recursos da nossa equipe de TI, que é dedicada à estrutura de processos e informação”, diz Chrystina.

 

A executiva explica o quanto é importante contar com um parceiro de TI que transmita segurança à operação do Grupo. “Trabalhamos com informações sigilosas referentes à saúde dos pacientes e precisamos atender às exigências de órgãos nacionais e internacionais, como a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e Accreditation Canada, que comprovam o nível de qualidade e confiabilidade dos serviços prestados pelas instituições médicas. Por isso, nenhum computador pode ficar fora de uso e nenhum sistema pode falhar, pois nenhuma informação pode ser perdida. Contar com um parceiro de suporte que seja eficaz nos ajuda a superar o desafio e nos mantem na liderança no setor de tratamento oncológico, que depende da nossa capacidade de atender ininterruptamente os pacientes”, explica.

 

O projeto de outsourcing de parte do parque de hardware com a Microcity prevê a alocação de hardwares adaptados e homologados de acordo com as necessidades da instituição, manutenção e troca rápida das máquinas danificadas, suporte a todas as áreas da empresa, validação de licenças de softwares e hardwares corporativos, switchs e links de redes e comunicação integrada, além de ajudar no desenvolvimento de soluções internas do próprio COI. “Estamos satisfeitos com a prestação de serviços, pois para expandir nossas atividades sem apresentar queda no rendimento ao atendimento do paciente precisávamos de um parceiro responsável e eficiente, como a Microcity”, diz Chrystina. A cobertura da terceirização abrange todos os setores do grupo, incluindo a adequação de hardwares para a utilização de soluções de Business Intelligence.