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O perfil dessa demanda exige que desenvolvedores e fornecedores de TI implementem novas políticas e estruturem ofertas capazes de atender às atuais necessidades do mercado – sobretudo diante de um cenário em que há cada vez menos espaço para aplicativos com recursos padronizados, como se fossem vendidos em gôndolas de supermercado.<br />
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Atualmente, o papel das empresas de ERP deve abranger cada vez mais (muito além do desenvolvimento) a estruturação e a implementação de projetos em ERP e outras tecnologias de gestão, principalmente nas ofertas para médias e grandes empresas.<br />
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Assim, deixa para trás, o foco exclusivo na venda de aplicativos semelhantes para inúmeras companhias, que no limite abrem espaço para um ajuste ou outro na configuração de acordo com o perfil de cada cliente. É crescente a necessidade de elaborar projetos específicos para cada implantação, de forma que o ERP seja entregue em absoluta sintonia com as operações das companhias que o adquiriram.<br />
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Antes da elaboração de cada projeto, é necessário conhecer o cliente a fundo, tomar nota de suas limitações operacionais, suas expectativas, restrições, premissas e determinar quais soluções e funcionalidades podem preencher melhor às lacunas de seu ambiente de negócios. Estas e muitas outras etapas estão entre as recomendações do PMI (Project Management Institute), instituição focada em gerenciamento de projetos, cujas metodologias servem de base para implementações em diversas indústrias e organizações públicas e privadas em todo o mundo. Hoje, a comunidade global do PMI supera 250 mil membros – muitos destes, empresas de TI – sediados em mais de 170 países.<br />
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Gerenciamento de projetos é aplicar nas atividades o conhecimento, habilidade, ferramentas, técnicas e melhores práticas, a fim de atender aos seus requisitos. No caso da TI, o principal objetivo é ampliar o nível de aderência do software aos processos dos clientes, o que torna as implementações menos hipotéticas e mais concretas e precisas. Assim, a maioria absoluta dos projetos passa a contar com escopo e prazos muito bem definidos, com processos de controle que fornecem, inclusive, o status atualizado da implantação do ERP à diretoria da empresa.<br />
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Este gerenciamento demanda um ciclo de fases que envolve análise, estratégia e planejamento, execução, gestão e controle. A passagem por essas etapas confere muitos benefícios para todas as partes envolvidas.<br />
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Para os gerentes de projetos, gera-se apoio às decisões e compartilhamento de melhores práticas. Para a alta gerência, compatibilidade das propostas com a realidade, geração de informação útil e confiável e controle sobre o portfólio de projetos. Já para o cliente, aumento da satisfação, redução de riscos e retrabalhos e garantia da qualidade. E para a organização, finalmente, tem-se o alinhamento dos projetos com as estratégias da empresa, elevação do conhecimento, maior lucratividade e melhora no desempenho geral.<br />
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A oferta de um pacote que inclui, além do próprio software, a elaboração e a prática do gerenciamento de projetos em TI. Muito mais do que meros distribuidores de aplicativos, é possível extrair e entregar mais valor durante a implementação do ERP, visando padronizar a equação “serviço = software + implantação”.<br />
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Essa prática garante a exclusividade dos projetos de implantação e mais do que isto, serve para mostrar que a demanda por projetos específicos já está disseminada por diversos segmentos do mercado nacional. Aos desenvolvedores de aplicativos de gestão, sobretudo para médias e grandes empresas, não restam alternativas a não ser abrir os olhos para as novas exigências do segmento de TI.<br />
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(*) CPO – Chief Project Officer (CPO) da Bohm Tecnologia e Soluções.