Ao comemorar seus 200 anos de existência, o Banco do Brasil inaugurou na Av. Paulista 2300, ao lado da Estação Consolação do Metrô, a sua “Agência do Futuro”, um espaço que simula uma agência do futuro, onde é possível realizar transações eletrônicas bancárias por comando de voz, ter acesso à conta bancária a partir de uma central multimídia de entretenimento e muito mais, inclusive realizar videoconferência com o gerente usando o telefone celular.
O projeto conta com a participação de várias empresas de tecnologia, entre elas a GD Burti, que forneceu a tecnologia de aproximação sem contato (contacless) para identificação e controle de acesso de clientes.
A agência foi batizada de Espaço Tecnologia do Futuro do Banco do Brasil e ficará aberta ao público até o dia 12 de dezembro, 12h às 20 horas. Nos finais de semana, o horário é das 10h às 17 horas. Este período servirá para que o BB observe a reação das pessoas e coletar sugestões para ações futuras. A entrada é gratuita.
A primeira forma de interatividade oferecida pelo Espaço Tecnologia do Futuro é uma evolução dos atuais modelos de caixas eletrônicos, com telas sensíveis ao toque (touch screen). O cliente pode usar barras deslizantes para facilitar, por exemplo, a simulação de um financiamento. A tecnologia permite, por exemplo, acompanhar o salto no valor das prestações ao se reduzir o número de parcelas.
A segunda forma de interatividade é o terminal de auto-atendimento com tela 360º, que simula um carrossel 3D que apresenta ao cliente todas as transações bancárias disponíveis a partir de páginas que podem ser folheadas como numa revista.