16.1 C
São Paulo
16 de setembro de 2024

Futurecom 2024 deverá reunir 32 mil visitantes em três dias de evento

Serão 800 palestrantes e 20 Keynote Speakers, totalizando 200 horas de conteúdo

O FUTURECOM deste ano será realizado de 8 a 10 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo, com o tem central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”, as novidades dessa edição e macrotemas.

Para essa edição de 2024 serão 9 palcos, 4 arenas e 5 auditórios de congresso, sendo que a grande novidade será o Future Cyber, que se torna um congresso e ganha uma área dedicada, sob a curadoria da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). Serão três dias de debates sobre as melhores práticas aplicadas a diferentes verticais.

O Congresso Futurecom terá três palcos dedicados a TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), conteúdos imersivos, ecossistema disruptivo e muita troca de conhecimento em trilhas que passarão por setores como mineração e utilities, agro, varejo, saúde, logística, indústria e governo para apresentar tendências, inovações e soluções sobre o impacto das novas relações homens versus máquinas.

O Future Congress será dividido em três blocos: Política e Regulação, que abordará, entre outros temas, postes, antenas, compartilhamento e o mercado ótico de BL; o “novo PGMC” e a nova regulação para o Serviço Limitado Privado (SLP); espectro 700MHz e 26GHz (obrigações e oportunidades); espectro 6GHz (Wi-Fi e 3GPP), cabos submarinos, Marco Regulatório de IA, redes neutras e nova industrialização; Tecnologias e Tendências, bloco que trará para o debate redes privativas e Network Slicing; IA Generativa, Deep Learning e redes neurais; IoT e AIoT; Cloud, Fog e Edge Computing; rentabilização e monetização com o 5G; computação quântica, Web 5.0, redes ópticas e submarinas; infraestrutura de redes, Open RAN, Open AI, Data Science e Big Data, Gêmeos Digitais, VR, MR, AR, XR e BIM; Aplicações e Mercados: soluções para diferentes verticais, soluções de missão crítica, estratégias data driven para rastreabilidade, segurança e monitoramento; transição energética, ESG no mercado TIC; tecnologias habilitadas por IA Generativa, conectividade remota e transformação digital no agronegócio.

Cerca de 32 mil profissionais são esperados e que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição, que já conta com grandes marcas confirmadas, o que demonstra a influência do evento para o ecossistema das TICs. A expectativa é superar a edição anterior e levar ao seu evento mais de 250 marcas expositoras800 palestrantes e mais de 200 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil m².

Futurecom 2024 repetirá esse ano a parceria com a MCIO Brasil e contará o espaço Mulheres Conectadas. Juntamente com a Distrito, o evento terá o Espaço IA, tecnologia que certamente permeará a maioria das discussões tanto no Congresso, nas arenas e exposição. Segundo Gustavo Araujo, cofundador da Distrito e que participou desse encontro do Futurecom, as inovações disruptivas vão crescer de US$ 19 trilhões, em 2023, para US$ 220 trilhões em 2030, sendo que a maior parte dos investimentos será em Inteligência Artificial. “A IA Generativa é a tecnologia de mais rápida adoção que já vivenciamos”, destacou Araujo.

Para este ano ficaram definidos como macro temas:

  • Soluções de Missão Crítica, IoT, AIoT e RPA
  • Digital Twins e BIM
  • Governança e Cidadania
  • Smart Cities
  • E-gov, e-cidadão, identidade digital
  • Identificação digital, token, blockchain e biometria
  • AI, GenAI, Machine Learning, Deep Learning e Cibersegurança
  • Educação conectada
  • Transição energética: Renewable Sources, Power Saving, NetZero e Economia Circular
  • Conectividade Remota e Transformação Digital

De acordo com Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, a IA vem causando uma revolução sem precedentes por ser uma tecnologia que amplia o alcance da automação e dá suporte para toda a cadeia econômica ao acelerar atividades que antes levavam muito tempo para serem feitas por pessoas. “Estamos no caminho da evolução para uma sociedade mais inclusiva e eficiente, impulsionada pela digitalização. Esse movimento não tem volta e será amplamente discutido nesta edição do Futurecom, que promete ser recorde em número de visitantes e marcas expositoras”, finaliza.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em https://www.futurecom.com.br/pt/home.html