21.3 C
São Paulo
23 de dezembro de 2024

Fundação Oswaldo Cruz garante segurança com blindagem arquit

Os números comprovam: cada vez mais, as balas perdidas fazem vítimas no Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em sete meses incompletos em 2009, houve 18 vítimas fatais enquanto ao longo de 2008 foram registradas 16 mortes. Para as empresas localizadas em regiões consideradas de risco, a necessidade de aumentar a proteção por meio da Blindagem Arquitetônica tornou-se primordial, tanto pela segurança dos profissionais como para evitar prejuízos patrimoniais.

Foi o caso do edifício Ernani Braga, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Localizado em uma região onde a incidência de criminalidade e balas perdidas é muito grande, a ponto de o local receber o nome de “Faixa de Gaza”, o prédio contou com o apoio da VAULT, empresa especializada em Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme), que projetou uma blindagem de nível III + PA2 (resistente a Fuzis AR 15, FAL 7,62mm, AK 47).

Realizada em um período de seis meses, a blindagem da Fundação, que custou cerca de R$ 1.600.000,00, foi implementada nos centros avançados de pesquisas e laboratórios onde são desenvolvidas determinadas vacinas. “Além da proteção física aos professores, alunos, médicos, entre outros, a blindagem foi importante em função de o prédio abrigar salas de desenvolvimento tecnológico com equipamentos de altíssimo valor”, ressalta Cristiano Vargas, diretor da VAULT.